Inaugurado em Bauru, 21º Centro de Detenção Provisória do Estado

A cerimônia foi realizada neste sábado, dia 24

sáb, 24/05/2003 - 15h31 | Do Portal do Governo


Encerrando sua visita a Bauru, o governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, dia 24, o 21º Centro de Detenção Provisória (CDP) do Estado. O CDP de Bauru foi construído com o que há de melhor em tecnologia, com detectores de metais, alarmes e câmeras digitais. O Estado investiu R$ 8,1 milhões.

Alckmin lembrou que desde 1889 até 1994, o Estado tinha apenas 21 mil vagas prisionais e que nos últimos 8 anos foram abertas 45 mil novas vagas. ‘O sistema penitenciário é modelo para o Brasil. Preso em cadeia é problema e os CDPs são o lugar mais seguro’. Destacou também a importância da geração de emprego que o CDPS possibilitam, lembrando que em Bauru foram gerados 166 novos empregos.

O governador disse ainda que a meta do Governo é não ter mais presos em cadeias, liberando os policiais civis para o trabalho investigativo. ‘Na Capital, 33 distritos já estão sem presos’. Até 2004, o Governo pretende desativar todos os distritos policiais da Capital. Os presos, que hoje estão sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública, passarão, então, para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa dentro de duas semanas, os 180 presos das cadeias públicas de Bauru, irão para o CDP recém inaugurado. Ele comentou também sobre a dificuldade da secretaria em encontrar apoio de algumas prefeituras para a implantação de penitenciárias.

‘Enfrentamos esse problema agora em Mogi Mirim, onde queremos instalar um Centro de Ressocialização, mas a população invadiu o terreno’. Apesar das difulcudades, Furukawa lembrou que sua pasta vem obtendo avanços com a construção de 21 CDP’s e 15 Centros de Ressocialização. O último foi entregue em Birigui e a próxima cidade a ter uma penitenciária será Avanhandava, que abrigará 768 presos.

Furukawa lembrou que a grande conquista de São Paulo é que o Sistema Penitenciário paulista vem servindo de exemplo para o Brasil. Afirmou que a secretaria vem se empenhando em reduzir o número de fugas. ‘Nos últimos três anos tínhamos algo e torno de 500 fugas. Só no ano passado foram 388 e de janeiro a maio deste anos, apenas 71’.

O governador Geraldo Alckmin disse que a Polícia tem trabalhado muito e com empenho, por isso o aumento do número de presos. Lembrou que a população carcerária do Estado é de 120 mil detentoss e São Paulo abriga 43% dos presos do Brasil.

Segundo ele, além dos 50% de presos que trabalham, será feito um convênio entre as secretarias da Educação e da Administração Penitenciária para intensificar o número de presos que estudam.

No final da inauguração, Alckmin elogiou o trabalho da polícia e mostrou para a imprensa um dos oito compensados de madeira apreendidos em um presídio do Estado, que escondiam um aparelho celular e bateria.

Valéria Cintra / Carlos Prado