Inaugurada mais uma base comunitária de segurança na Capital

Policiais vão atuar em uma área de aproximadamente 2,5 quilômetros quadrados beneficiando cerca de 10 mil pessoas

dom, 18/11/2001 - 12h29 | Do Portal do Governo


A partir de agora os moradores do bairro Jardim Vaz de Lima, Zona Sul de São Paulo, poderão contar com uma base comunitária fixa de policiamento perto de casa. O Governo do Estado inaugurou neste domingo, dia 18, no local, a 51ª base comunitária de segurança da Capital. A inauguração foi feita pelo governador Geraldo Alckmin.

Equipada com estação fixa de rádio, HT, computador e telefone, a base funciona 24 horas. Os 27 policiais militares vão atuar em uma área de aproximadamente 2,5 quilômetros quadrados nos seguintes bairros: Jardim Lídia, Jardim Wanda, Jardim Thomas, Jardim Cris, Jardim Maracá, Vila Remo e Jardim Vaz de Lima. Estão sendo beneficiadas cerca de 10 mil pessoas.

Alckmin destacou que a polícia comunitária é um dos melhores programas na área da Segurança Pública, porque a comunidade passa a conhecer e confiar mais na polícia e a polícia conhece melhor o bairro e pode trabalhar com maior eficiência. ‘Este é o melhor equipamento público na área de segurança porque é fruto da participação e do pleito da comunidade’, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, falou sobre a importância das bases comunitárias. ‘A polícia comunitária tem dois lados: o trabalho efetivo de policiamento e a participação na comunidade para que a corporação possa prestar um serviço melhor’, ressaltou. Segundo o secretário, a instalação desta base comunitária neste local é também uma conquista dos moradores.

O presidente da Associação Comunitária Jardim Vaz de Lima, Amaro Severino da Silva, acredita que a base comunitária vai melhorar o policiamento no bairro. ‘Sei da importância desta base comunitária para o nosso bairro’, comemorou.

O Governo do Estado já implantou 248 bases comunitárias fixas, sendo 51 na Capital, 38 na Região Metropolitana e 160 no Interior. Nelas atuam 7.305 policiais militares atendendo uma população aproximada de 12,4 milhões de pessoas. A frota de bases comunitárias móveis conta com 202 unidades, sendo 84 na Capital, 51 na Região Metropolitana de São Paulo e 67 no Interior. A Polícia Civil desenvolve um trabalho junto à comunidade por meio de 800 Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

Também participaram da inauguração da base comunitária no Jardim Vaz de Lima, localizado entre o Capão Redondo e o Jardim Ângela, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo.