Inaugurada Central de Penas Alternativas em São Vicente

nd

seg, 10/12/2001 - 15h06 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 10, em São Vicente, uma Central de Penas Alternativas. Pelo sistema de penas alternativas, encampado pelo Governo do Estado de São Paulo, o indivíduo que comete um delito leve, sem violência, passível de penalidade de até quatro anos de reclusão e sem antecedentes criminais, é designado para trabalhar de forma gratuita em instituições sociais.

Durante a inauguração de um Centro de Detenção Provisória (CDP), em Taubaté, o governador falou sobre a Central entregue em São Vicente. ‘Este local é destinado a pessoas que foram condenadas por delitos leves e, por determinação judicial, não precisam ficar em regime de privação de liberdade. A pena prevê a prestação de serviços à comunidade’, afirmou o governador.

Há centrais deste tipo na Capital, São Bernardo do Campo, Rio Claro, Araraquara e Bragança Paulista, abrigando mais de 2,7 mil sentenciados. Neste sistema, o trabalho dos presos em prol da comunidade é meio para a recuperação, reintegração à sociedade e humanização dos presídios.