Imprensa Oficial e editoras brasileiras participam da Feira do Livro de Guadalajara

Organizadores objetivam promover a cultura e divulgar o potencial criativo das produções editoriais nacionais

sex, 22/11/2002 - 9h31 | Do Portal do Governo

Pela segunda vez, o Brasil é convidado a participar da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (Fil), no México, inaugurando sua 16ª edição, que começa dia 30 e vai até 8 de dezembro. Num espaço de 26 mil metros quadrados, estarão expostos 82 mil títulos, com a participação de 32 países. Será um excelente momento para divulgar a produção editorial brasileira e ampliar os negócios na América Latina.

Arte, urbanismo, política, sociologia, poesia, literatura, história, turismo e outros segmentos da cultura nacional estarão representados no estande da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, no México.

O evento propõe-se a difundir a cultura na América Latina, além de promover o gosto pela leitura em crianças, jovens e adolescentes. A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) estará presente no estande da Imprensa Oficial com uma localização privilegiada, no corredor central do pavilhão da feira. Haverá espaço reservado para as universidades do México, América Latina e Europa e importantes representações da indústria gráfica, como Heidelberg, Grupo Tomo, Lectorum, Readers e Hachette.

Co-edições brasileiras nas bibliotecas norte-americanas

Na expectativa de superar o volume de vendas de 2001, quando todo o estoque de livros foi vendido, a gerente de comercialização editorial da Imprensa Oficial, Luisa Torres, selecionou para o evento 51 títulos em co-edição com tradicionais parceiras da Imprensa Oficial, como as editoras da USP (Edusp), da Unesp, Unicamp, UnB, além do Arquivo do Estado.

A novidade, neste ano, fica por conta da participação das editoras federais de São Carlos (UFSCar) e Minas Gerais (UFMG). As coleções do Correio Braziliense, Plaquetas da Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes, Clássicos do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), do Arquivo em Imagens e da Série Última Hora, também estarão presentes no estande do livro universitário brasileiro da 16ª Fil.

Amostras e catálogos dos títulos em co-edição da Imprensa Oficial serão sendo levados para a Feira de Guadalajara, a pedido de bibliotecários de organizações institucionais dos Estados Unidos da América.

Segundo a gerente de comercialização editorial da Imprensa Oficial, em razão do sucesso de vendas no ano passado e da presença de profissionais interessados na compra de livros brasileiros, a empresa aumentou o número de exemplares de cada título em exposição na feira.

Divulgação de obras brasileiras

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) terá um estande com novidades de várias editoras. Os organizadores esperam US$ 12 milhões em transações comerciais.

A divulgação das obras é uma das prioridades da CBL que montará um estande de 70 metros quadrados, onde estarão editoras importantes como a Melhoramentos, Global, Cortez, Nova Fronteira e Callis, entre outras.

Jonny Wolff, vice-presidente da CBL, afirmou que o México é excelente mercado para a produção editorial brasileira. Informou, ainda, que o programa mexicano de compras de livros para as escolas prevê que 20% dos títulos adquiridos sejam de autores latino-americanos. Desse total, cerca de 10% das compras são destinadas a autores brasileiros.

Serviço:
A Feira Internacional do Livro de Guadalajara será realizada, de 30 de novembro a 8 de dezembro, no Centro de Exposições – Expo Guadalajara, México, das 9 às 21 horas, em espaço de 26 mil metros quadrados. Participarão 13.500 profissionais do livro e 1.258 editoras. Mais informações no site www.fil.com.mx

Da Agência Imprensa Oficial

R.K.