Imprensa Oficial do Estado participará do maior evento livreiro do mundo, em Frankfurt

Convite foi motivado pela qualidade apresentada pela empresa na Bienal do Livro de São Paulo e na Feira Internacional de Livros de Guadalajara, no Méx

qui, 17/04/2003 - 9h01 | Do Portal do Governo

Rosa Ishibashi, da Agência Imprensa Oficial


O Brasil tem presença garantida na próxima edição do maior evento livreiro do mundo. Representantes de editoras universitárias e da Imprensa Oficial do Estado reuniram-se na última terça-feira, 15, na sede da empresa, na Mooca, zona leste da Capital, para analisar a participação dessa estatal paulista e da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) na 54ª Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, em outubro. Para formalizar o convite esteve presente a diretora de marketing dos organizadores da Feira, Joyce Aravena.

O motivo foi a qualidade apresentada no estande da Imprensa Oficial na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e na 16ª edição da Feira Internacional de Livros de Guadalajara (México), realizadas em 2002.

‘Realmente são livros preciosos, que interessam os visitantes de Frankfurt pela qualidade e pela temática que apresentam. Certamente haverá público interessado em adquirir os livros acadêmicos brasileiros’, afirmou Joyce.

Centro temático único

A grande novidade, neste ano, será a concentração, num mesmo pavilhão, de todas as editoras de livros universitários de todo o mundo, que terão à sua disposição um centro temático único idealizado para a realização de lançamentos, encontros com autores e debates.

‘Esse é um diferencial importante pois numa feira de negócios é importante a reunião num mesmo espaço de editoras voltadas para o mesmo segmento’, disse o presidente da Abeu e da Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor José Castilho.

Compra e venda de direitos autorais

‘A feira é mais um passo dado pela Abeu, mas é um passo diferente porque é basicamente um evento de compra e venda de direitos autorais. Ela dará visibilidade definitiva às editoras universitárias e significa um investimento a longo prazo em autores, livros e na imagem da produção universitária. O apoio institucional da Imprensa Oficial é fundamental para a divulgação do livro universitário, que seguramente sairá mais fortalecido’, concluiu Castilho.

Ao final do encontro, o diretor vice-presidente da Imprensa Oficial, Luiz Carlos Frigério, declarou: ‘Apesar de se tratar de um encontro preparatório para nossa participação, o convite prova que a parceria Imprensa Oficial e Abeu é um sucesso e que a divulgação do livro universitário está ocupando seu espaço.’

Nova reunião da Abeu está marcada para a próxima terça-feira, dia 22, quando serão discutidos os detalhes da participação das editoras associadas e da Imprensa Oficial.

(LRK)