Imprensa Oficial do Estado lança serviços eletrônicos voltados para o setor jurídico

Para implantá-los, a Imprensa Oficial vai se tornar a primeira certificadora digital entre os órgãos governamental brasileiro

sex, 10/05/2002 - 12h32 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado vai lançar quatro novos serviços eletrônicos destinados ao público consumidor de informações oficiais, profissionais do Direito e empresas. Os novos serviços têm como objetivos principais acelerar o funcionamento do Poder Judiciário no Estado de São Paulo, a transparência dos atos oficiais e democratizar o acesso a essas informações. O lançamento será realizado durante o seminário ‘Tecnologia de Informação da Imprensa Oficial’, no dia 14 de maio, no Hotel Crowne Plaza, na Capital.

O primeiro serviço é um sistema via internet denominado PUBnet, desenvolvido para acelerar e dar mais segurança à publicação no ‘Diário Oficial do Estado’ de todo o material gerado diariamente nos 4 mil pontos de coleta nos municípios do Estado instalados em órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O segundo é o e-diariooficial, que vai possibilitar a seus usuários o acesso e cópia com certificação digital às mais de 3 milhões de páginas do ‘Diário Oficial do Estado’ publicadas desde 1992.

O terceiro – o e-justitia – será um serviço de busca e clipping, por meio do qual os usuários receberão via computador a informação sobre a publicação no jornal ‘Diário Oficial do Estado’ de palavras-chave solicitadas.

O quarto serviço é a certificação digital dos documentos solicitados, o que vai tornar a Autoridade Certificadora Imprensa Oficial-SP o primeiro órgão governamental brasileiro a se tornar certificadora digital. Usa tecnologia da empresa Certisign.

O e-diario oficial e o e-justitia entram em operação no dia 15 de maio e o PUBnet no dia 20. A apresentação dos novos serviços será feita pelo presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi, no dia 14 de maio, às 9h15, no Hotel Crowne Plaza, na rua Frei Caneca, 1.360, durante um café da manhã para os jornalistas.

Às 11 horas, começa o seminário ‘Tecnologia de Informação da Imprensa Oficial’, com a participação do Secretário de Governo e Gestão Estratégica Dalmo do Valle Nogueira Filho, e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição. Segue-se almoço e apresentação detalhada dos serviços a partir das 14 horas.

Getúlio Alencar
Da Agência Imprensa Oficial