Imprensa Oficial: Curso de capacitação apresenta recursos do e-negociospublicos

Representantes de vários órgãos públicos lotaram o auditório da Secretaria da Fazenda

ter, 27/01/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial ofereceu novo curso de capacitação para e-negociospublicos, nesta segunda-feira, dia 26, na sede da Secretaria da Fazenda. O objetivo é apresentar os recursos disponíveis no software Pubnet, que faz a transmissão de arquivos que serão publicados no Diário Oficial, e no novo site, mantido pela empresa.

Secretarias estaduais, autarquias, fundações instituídas pelo Poder Público Estadual e empresas em cujo capital o Estado tenha participação majoritária devem utilizar os dois sistemas.

No site e-negociospublicos estão disponíveis todas as informações referentes a compras e negociações de bens e serviços realizados pelo Estado. O sistema garante a transparência e possibilita que mais fornecedores tenham acesso aos processos licitatórios em andamento.

O serviço será estendido também às prefeituras. ‘Vamos assinar convênios para oferecer as informações para as prefeituras’, disse Henrique Nakagaki, coordenador da Administração Tributária, representando o Secretário de Estado da Fazenda, no curso de capacitação.

‘A informação está à disposição de todos. Agora, os fornecedores terão acesso muito fácil a tudo que é do Estado. Com a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), tivemos economia. O e-negociospublicos pode propiciar mais economia ainda’, disse Arnaldo Madeira, Secretário de Estado da Casa Civil.

Em 2003, aproximadamente 35% das compras realizadas pela administração direta foram feitas pela BEC. No ano passado, as negociações realizadas por esse sistema trouxeram 27,05% de economia para o Estado. Decreto de execução orçamentária, assinado em janeiro de 2004, torna obrigatória a utilização da BEC para todas as compras.

‘O mais importante é que o site funcione bem e dê bons resultados. Para que isso aconteça, dependemos do trabalho e do empenho dos usuários. Esperamos que todos se apropriem do nosso trabalho’, declarou Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial, comemorando o interesse de mais de 1,5 mil pessoas que já participaram dos cursos de capacitação.

A Imprensa Oficial montou uma livraria no local, com suas principais publicações, para que todos os participantes do curso possam conhecer suas produções culturais, além de ser responsável também pela preparação e impressão de quase dois mil páginas diárias do Diário Oficial.

Da Agência Imprensa Oficial

M.J.