Implosão de dois pavilhões do Carandiru dá início a nova fase do Parque da Juventude

Projeto foi apresentado nesta quinta-feira, dia 14, pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 14/07/2005 - 13h22 | Do Portal do Governo


No próximo domingo, dia 17, serão implodidos os pavilhões 2 e 5 da antiga Casa de Detenção, no Carandiru, zona norte da Capital paulista. Com a implosão, o Governo do Estado lança uma nova etapa no processo de reurbanização do antigo complexo prisional, que vai se transformando na mais completa área de lazer da região.

A nova área, chamada de Parque Institucional, vai abrigar um Pavilhão de Exposições e um teatro, além dos pavilhões 4 e 7 da antiga Casa de Detenção, que serão reformados para receber uma Escola Técnica Estadual, uma unidade do Acessa São Paulo, o Instituto de Promoção da Saúde e o Núcleo de Artes Integradas.

A apresentação do projeto foi feita nesta quinta-feira, dia 14, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Ele informou que após a implosão as obras terão início imediato. “No domingo, vamos abrir a licitação para implantar um centro de exposição. E já na segunda-feira começam as obras nos únicos dois pavilhões que serão mantidos no parque’, informou.

A previsão é a de que em 12 meses todo o parque esteja concluído. Alckmin destacou que as duas primeiras etapas do projeto já foram entregues, com a inauguração de 10 quadras poliesportivas e espaços para caminhadas em meio a Mata Atlântica preservada. “Agora, o projeto será finalizado. A população terá acesso a cursos profissionalizantes e atividades culturais dentro deste parque”, informou, lembrando que, no passado, o Carandiru foi o presídio com maior concentração de presos do mundo, chegando a 8 mil pessoas.

Para transferir todos os presos que estavam na Casa de Detenção, o Governo do Estado abriu 8.256 vagas em presídios espalhados pelo Interior, sendo nove Penitenciárias e dois Centros de Ressocialização.

Leia mais
Reforma dos pavilhões 4 e 7
Pavilhão de Exposições
Teatro
Parque da Juventude
A implosão
Trânsito