Imóveis desapropriados pelo Metrô começam a ser demolidos para construção da nova Estação Luz

Alckmin deu início às demolições no Centro de São Paulo. A Estação Luz irá compor a futura Linha 4 do Metrô

qua, 06/07/2005 - 13h14 | Do Portal do Governo


Os imóveis desapropriados pelo Metrô na região central de São Paulo começaram a ser demolidos nesta quarta-feira, dia 6, para dar lugar à nova Estação Luz. Esta estação será uma das 11 que num prazo de 40 meses irão compor a nova Linha 4 do Metrô (Luz-Morumbi). O governador Geraldo Alckmin acionou a retro-escavadeira que deu início às demolições e anunciou que esta será a mais importante linha do Metrô paulistano.

Alckmin ressaltou que a única solução para o trânsito da Região Metropolitana de São Paulo é o investimento em transporte público de alta capacidade e qualidade. Segundo ele, a Linha 4 irá atender os moradores de todas as regiões da Capital e até mesmo da Grande São Paulo, pois fará interligação com as outras três linhas do Metrô já existentes e também com o sistema de trens da CPTM.

O governador também lembrou que no ano que vem serão entregues três novas estações da Linha 2 do Metrô (Vila Madalena-Ana Rosa). “No começo do ano vamos entregar as Estações Chácara Klabim e Imigrantes. E, no fim do ano, será entregue a Estação Ipiranga”, informou. Atualmente, o Metrô transporta 2,7 milhões de pessoas por dia e os trens da CPTM mais 1,3 milhão de pessoas. “Com a ampliação da Linha 2, serão transportados outras 120 mil pessoas por dia. E, após a implantação da Linha 4, mais 900 mil pessoas passarão a utilizar o Metrô”, comparou Alckmin.

A nova Estação Luz terá 13 mil m² de área construída e dois acessos, sendo um pela Rua Cásper Líbero e um pela Rua Brigadeiro Tobias. Ela se interligará na parte subterrânea com a Estação Luz da Linha Norte-Sul do Metrô e também com a Estação Luz da CPTM. O local contará com 19 escadas rolantes, dois elevadores comuns e dois elevadores hidráulicos. A previsão é de que, em 2008, mais de 100 mil passageiros utilizem esta estação diariamente.

As outras estações da Linha 4 serão: República (integração com a Linha 3), Higienópolis, Paulista (integração com a Linha 2), Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros (integração com a CPTM), Butantã, Morumbi e Vila Sônia (terminal). No total, serão 12,8 quilômetros de extensão nessa Linha.

Até 2008, serão investidos US$ 934 milhões e entregues cinco estações (Luz, República, Paulista, Pinheiros e Butantã). “E estamos em entendimento com a Prefeitura para também entregar a Estação Faria Lima em 2008”, anunciou Alckmin. As outras estações serão entregues até 2010, com a previsão de investimento de mais US$ 300 milhões.

Rogério Vaquero