Imigrantes: Pedágio livre hoje e amanhã na pista descendente no período das 6h às 19h

Tráfego na nova pista foi liberado para a população à zero hora desta quarta-feira , dia 18

qua, 18/12/2002 - 8h13 | Do Portal do Governo

O tráfego na nova pista da Rodovia dos Imigrantes, inaugurada ontem pelo governador Geraldo Alckmin, foi liberado para a população à zero hora de hoje. Não será cobrado pedágio no período das 6h às 19h desta quarta e quinta, dias 18 e 19, na pista descendente da Imigrantes, que tem 21 quilômetros de extensão, 5 quilômetros no trecho de Planalto, 11,5 quilômetros na Serra do Mar e 4,5 quilômetros na Baixada Santista.

A nova pista vai ampliar as possibilidades de desenvolvimento na Baixada Santista. O acesso ficará mais fácil, eliminando o gargalo que existia entre o Planalto e o Litoral. “É uma estrada que não tem contra-mão, só o caminho para o desenvolvimento”, afirmou o governador durante a cerimônia de inauguração.

Alckmin lembrou que o governador Mário Covas sabia da importância dessa obra, não apenas para a Baixada Santista, mas para todo o Estado e para o País. “Se Covas estivesse aqui, ele diria: ‘Ao trabalho, pé na estrada, pé no acelerador’. É isso que todos nós devemos fazer para prestar homenagem à sua memória e seguir o seu exemplo”, afirmou.

A Ecovias, concessionária que administra a estrada, investiu US$ 300 milhões na obra. Na construção foram criados mais de 4.500 empregos diretos e 12 mil indiretos. Os impostos recolhidos ficaram na casa dos R$ 70 milhões e as prefeituras da região da Baixada Santista também receberam tributos gerados pela obra. Até novembro deste ano, o montante de Imposto Sobre Serviço (ISS) chegou a R$ 17 milhões.

A capacidade do sistema Anchieta-Imigrantes foi ampliada em 65%. Isto representa 14 mil veículos por hora. Antes, esse número era de 8.500/hora. Os três túneis construídos totalizam 8,23 quilômetros. O TD 1, com 3.146 metros de comprimento, é o maior túnel rodoviário do Brasil. Com isso, foi possível reduzir a apenas sete pontos a interferência com a floresta nativa (as três entradas e saídas dos túneis e uma “janela” utilizada para agilizar a construção do TD 1, e que servirá como saída operacional, em caso de emergência).

Segundo a Ecovias, a construção da rodovia não chegou a afetar 40 hectares da mata e cada árvore derrubada foi substituída por outras dez. Na construção da primeria pista da Imigrantes, quase 1,6 mil hectares foram atingidos. Na época não havia consciência da preservação do Meio Ambiente e nenhuma legislação específica.

O projeto original da segunda pista havia sido elaborado em 1986 e, mesmo agregando as mais modernas tecnologias de engenharia rodoviária, ficou defasado em relação à evolução da legislação ambiental. A ECOVIAS encomendou um novo projeto, preparado por um consórcio de projetistas: a brasileira Figueiredo Ferraz, que havia elaborado o traçado original, e as italianas In.Co (especializada em viadutos) e a Geodata (especializadqa em túneis).

Em toda a nova rodovia, usou-se o pavimento rígido de concreto, de maior resistência ao desgaste em relação ao pavimento flexível asfáltico. Isto reduzirá a necessidade de manutenção e, consequentemente, de obras de conservação que prejudicam o tráfego.

Alckmin destacou que a obra é um marco do desenvolvimento econômico para a Baixada Santista e para o Estado de São Paulo, na medida que é uma ligação importante com o Porto de Santos, na questão das exportações, e na geração de emprego no setor de serviços e na construção civil. Ele declarou que haverá crescimento no parque industrial de Cubatão e de toda a Baixada, com reflexos também na região do ABC paulista, por causa da logística, que vai melhorar bastante.

O governador anunciou que isso vai demandar outros investimentos, como por exemplo a Asa Sul do Rodoanel, cujo projeto executivo já foi contratado. No dia 20 de janeiro de 2003, haverá uma audiência pública em São Bernardo do Campo para discutir o assunto.
Ele citou também as obras de duplicação da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e da SP-55, nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga até a Piaçaguera-Guarujá.

Alckmin aproveitou o evento para anunciar que o policiamento será reforçado neste verão na Baixada. O efetivo, em relação ao último verão, passará de 1000 para 1300 policiais. Além disso, o governador declarou que será criado um Centro de Detenção Provisória na região para evitar a superlotação dos Distritos Policiais.

Homenagem a Mário Covas

Durante a cerimônia de inauguração, foi prestada homenagem a Mário Covas, que iniciou essa obra. Em um vídeo, que emocionou a todos os presentes, Covas afirmou que não sabia se iria estar presente à inauguração da obra, mas gostaria muito que isso fosse possível.

Alckmin lembrou a frase no seu discurso e declarou: ‘Na realidade, há homens que não passam, que sempre vão estar presentes nos nossos sentimentos, no nosso carinho, e também nas suas grandes realizações’. O governador pediu licença aos familiares do ex-governador e concluiu: ‘Mário Covas não é mais da família, é um patrimônio de São Paulo.’

O trabalho do ex-governador Laudo Natel para a construção da primeira pista da Imigrantes também mereceu atenção especial no discurso de Alckmin. Segundo ele, Natel, que estava presente no evento de hoje, foi à Câmara Municipal de Santos, em 1966, para apresentar o projeto da primeira pista. Em seguida, o governador Abreu Sodré iniciou a obra, que teve 90% de sua totalidade executada na segunda gestão de Natel, sendo concluída pelo governador Paulo Egydio Martins, em 1976.

Participaram da inauguração o ministro dos Transportes, João Henrique Souza, secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos das regiões do ABC e da Baixada Santista, além de autoridades ligadas à concessionária Ecovias.

André Muniz