Idosos: Governo do Estado anuncia hoje Projeto Condomínio República da Melhor Idade

Parceria entre as secretarias da Habitação e de Assistência e Desenvolvimento Social possibilita a construção de conjunto habitacional exclusivo para

ter, 31/08/2004 - 9h25 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado anuncia nesta terça-feira, dia 31, a implantação do Projeto Condomínio República da Melhor Idade a partir das 13 horas no Memorial da América Latina, na Barra Funda. O anúncio será feito com a participação do secretário de Estado da Habitação, Mauro Bragato, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Raul do Valle.

A comitiva governamental irá recepcionar a 4ª Caravana da 3ª Idade, que parte de diversas regiões da Capital e de municípios da Grande São Paulo para entregar ao Governador um documento com reivindicações em benefício dos idosos.

A República da Melhor Idade é uma parceria entre as secretarias de Estado da Habitação/CDHU e de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo é possibilitar ao idoso de baixa renda, que convive no núcleo familiar, o acesso à moradia digna, adequada às necessidades do seu ciclo vital, garantindo melhor qualidade de vida, participação comunitária e integração social.

O primeiro programa piloto será implantado no Conjunto Habitacional Cambuci, que foi construído exclusivamente para essa finalidade. O edifício está localizado na Rua Justo Azambuja, no bairro Cambuci e possui 11 pavimentos, dois elevadores, 66 apartamentos (dois deles adaptados para cadeirantes), com área média de 48 m² cada e dois dormitórios. A área total é de 1.242 m2 e as unidades serão entregues no final do ano. A seleção dos beneficiados acontece por meio de sorteio entre os inscritos nas entidades e associações habilitadas pela Seads de acordo com critérios estabelecidos em edital público.

Todos os apartamentos foram adaptados com barras, alargamento do vão da porta do banheiro, piso antiderrapante, interruptor paralelo no quarto e interfone. No térreo estão disponibilizadas salas de múltiplo uso para atividades coletivas, churrasqueira, jardins, praça com bancos, vagas de garagem para e moradores e visitantes. O Governo também firmou convênio com uma entidade para a realização de trabalho social e gestão condominial. Esta organização irá prestar assistência personalizada aos moradores.

O público beneficiado neste programa será formado por pessoas com 60 anos ou mais, independentes e com renda mensal de um a dois salários mínimos (de R$ 260,00 até R$ 520,00). É necessário que elas comprovem núcleo familiar (limite de quatro pessoas por apartamento), sendo que o idoso, tido como titular, não seja proprietário de imóvel no Estado ou participe de financiamento habitacional no País.

Durante a solenidade no Memorial da América Latina o Governador Geraldo Alckmin também anuncia o Projeto Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos. A iniciativa é uma parceria entre a Seads e o Instituto Unibanco e o objetivo é capacitar jovens entre 18 e 24 anos cadastrados no Programa Ação Jovem para atuarem como cuidadores de idosos, domiciliares (familiares e não familiares) e institucionais, visando a qualificação e a humanização no atendimento.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação

(AM)