Idosos: Estação Ciência terá programa especial para a Terceira Idade

Começa nesta terça-feira, dia 16, a Oficina Baú de Ciências

ter, 16/03/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, dia 16, e vai até quinta-feira, dia 18, na Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP), a Oficina Baú de Ciências para a Terceira Idade, projeto de Extensão do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo é inserir trabalhos experimentais regulares de Ciências (particularmente da Física) no ensino fundamental. Em parceria com a Estação Ciência, algumas oficinas e atividades vêm sendo desenvolvidas, entre as quais a adaptada para a Terceira Idade.

Os físicos Nelson Canzian (UFSC) e Rafaela Samagaia, da Estação Ciência, coordenarão a construção de equipamentos simples e didáticos. “Trabalharemos com atividades experimentais em ciências, construindo equipamentos com material de baixíssimo custo, usando uma abordagem especial para o público de mais idade”, informa Rafaela.

Desenhos, recortes, pinturas e montagens pretendem estimular nos participantes a observação atenta e a reflexão. “Possibilitarão que todos, no local e no horário da oficina, construam, explorem e levem para casa o resultado de seu trabalho para mostrar a amigos e parentes”, disse a coordenadora.

Entre as atividades programadas, destaca-se a construção de um pêndulo simples, utilizado para promover a reflexão sobre conceitos associados a oscilações, regularidades e padrões. Outro equipamento a ser construído, o pião de cores, chamará a atenção para a complexidade dos processos associados à visão. Além disso, o experimento pretende exercitar as habilidades manuais com a construção de um pião/iô-iô e a surpresa com os resultados da mistura das cores.

SERVIÇO

Estação Ciência/USP – Oficinas para a Terceira Idade
Baú de Ciências
Local: Rua Guaicurus, entrada pelo número 1.274 e saída pelo 1.394, Lapa, São Paulo, Capital.
Dias: 16, 17 e 18 de março de 2004

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)