Idosos da Capital participam dos jogos regionais

Competição está sendo disputada por 1439 atletas de 57 grupos de terceira idade

sáb, 12/06/2004 - 16h18 | Do Portal do Governo


‘Ainda agüento jogar pelo menos mais 100…500 partidas de dominó, durante dois ou três dias. Eu me sinto como se tivesse com 50, 60 anos’. Desta forma o senhor José Pereira, de 83 anos, definia o seu estado de espírito, após uma partida de dominó realizada nesta manhã chuvosa de sábado, dia 12, no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, Zona Sul da Capital. O jogo durou mais de uma hora e o sr. Pereira e o parceiro José Luiz Santos, de 70 anos, pareciam dos adolescentes e teimavam em aceitar a derrota de virada para a dupla Kátia Brunine Garcia e Mary Soares, que chegou a estar perdendo a partida por 3 x 1. A disputa faz parte dos Jogos Regionais dos Idosos- Jori 2004, que pela primeira vez são disputados na Capital.

A competição, uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, começou ontem, dia 11, com provas de atletismo disputadas por atletas com mais de 60 anos, que participam de 57 grupos de idosos das Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da Cidade de São Paulo. Além de atletismo e dominó, estão sendo realizadas provas de dama, truco, buraco, bocha, malha, voleibol, natação, dança de salão e coreografia.

‘Com o aumento da progressividade da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade,’ defende a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin. Para ela, cabe aos governantes a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta.

O Jori termina neste domingo, dia 13, com a cerimônia de encerramento e premiação. As provas estão sendo disputadas por 1439 atletas no Ginásio Mauro Pinheiro e Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, Zona Sul, na Associação Portuguesa dos Desportos, no Canindé, Clube de Malha da Vila Arcádia, na Freguesia do Ó, Zona Norte, e Conjunto Desportivo Baby Barioni, em Perdizes, Zona Oeste. Como muitos atletas estão inscritos em mais de uma modalidade, os organizadores estimam que cerca de três mil pessoas devem participar de todas as atividades.

Para José Coelho da Silva, que mora no bairro Cidade A.E. Carvalho, Zona Leste, há 50 anos e completará 83 anos em setembro, a participação em grupos da terceira idade foi muito importante porque ele se sente mais útil e passou a ter mais amigos. ‘Eu comecei a participar do grupo há três anos e tenho mais de 60 amigos. Antes, eu viajava pouco, mas agora já conheço um ‘monte’ de cidades de São Paulo’.

Coelho fez questão de lembrar que muitos amigos dele, que não fazem nenhum atividade física, estão enfrentando problemas sérios de saúde. ‘Eles ficam parados, logo, logo acontece um derrame, um infarto. Eu já vi muitos amigos, que pararam com tudo, morrerem em pouco tempo’.

Dona Maria da Conceição, de 63 anos, que participa do Grupo Amigos da Vila Alpina, junto com a amiga Antônia Evaristo, de 78 anos, disse que, com a prática de atividades físicas e esportivas, está sendo muito mais fácil enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.
Antônia Evaristo, que aparenta ter 15 anos a menos, ri quando lhe perguntam quantas operações plásticas já fez. Viúva há 32 anos, ela dá um conselho para as pessoas que estão envelhecendo e não buscam nenhuma ocupação: ‘venham participar comigo do grupo de Vila Alpina que eu vou lhes ensinar a viver’.

Segundo a coordenadora do Grupo do Grupo Amigos de Vila Alpina, Rosa Caciraghi, as mulheres representam 95% dos 150 participantes, que praticam danças de salão e grupo, artesanato, ioga e ginástica. ‘Eu acho que o homem tem mais dificuldade de participar porque não sabe como enfrentar de forma saudável a velhice’. Ela disse que tem muitas pessoas acima de 70 anos no grupo e há até um homem com 94 anos, que é um dos mais animados.

Dona Amélia Nicolau, de 70 anos, viúva há 13 anos, e o senhor João Francisco Rodrigues Garcia, de 74 anos, do grupo da Pompéia, também estavam muito felizes por participar da competição. “A emoção é muito grande. Me sinto muito mais jovem do que quando comecei a freqüentar o grupo”. Eles ganharam o primeiro jogo por W x O, porque os adversários se atrasaram, mas isso não diminuiu em nada a alegria dos dois. “A gente vem é para ganhar, quando eu vi que o adversário não veio fui lá em cima e voltei de alegria. Se perder tudo bem, mas todos aqui vêm para ganhar…Faz parte da vida”, disse dona Amélia.

Este ano o Jori já foi sediado nos seguintes municípios: Tupi Paulista (região de Adamantina, Andradina e Araçatuba), Santos (Santos, Vale do Ribeira e Grande São Paulo), Serra Negra (São João da Boa Vista, e Piracicaba), Votuporanga (Jales e São José do Rio Preto), Descalvado (Ribeirão Preto, Araraquara e Franca) e Dois Córregos (Itapetininga, Bauru e Marília).

Em todos os municípios, o evento é realizado em três dias. Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga na etapa final, nos Jogos Estaduais dos Idosos (Jei).

André Muniz