I Semana da Solidariedade é encerrada em São Paulo

Assunto foi tema de discussões, atividades culturais, artísticas e esportivas nos últimos sete dias

dom, 28/10/2001 - 13h06 | Do Portal do Governo


A I Semana da Solidariedade foi encerrada em grande estilo ao som da Jazz Sinfônica do Estado, do Coral do Projeto Guri e da Oficina de Teatro Ademar Guerra. As apresentações aconteceram neste sábado, dia 27, na Sala São Paulo, no Centro da Capital.

Durante os últimos sete dias, o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) promoveu inúmeras atividades culturais, artísticas, esportivas e estudantis em todo o Estado de São Paulo, para levar o tema solidariedade ao dia-a-dia de cada um.

O objetivo da Semana foi envolver a sociedade em questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Buscar soluções para diminuir a violência, o abandono, a fome e a injustiça social foram temas constantemente abordados.

Para o secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita, um dos coordenadores da I Semana, é preciso uma reflexão profunda para criar atos de solidariedade. “Todos nós temos poder. O governador, o professor, o pai, o aluno, todos. Cada um tem de usar o seu poder para ajudar o próximo. Conseguir olhar para o outro com a certeza de que pode fazer o bem”, afirmou.

A presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, analisou a festa de encerramento como um marco na história do Estado. “Esta Semana não está sendo encerrada, ela está começando. Nos últimos dias foram lançadas sementes que certamente florescerão”, disse. Ela destacou que são com gestos simples que se constrói uma sociedade forte.

Durante a I Semana da Solidariedade, inúmeras ações tiveram destaque. Com a participação de todas as Secretarias de Estado, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil, foi possível levar atividades em todos os setores.

Maria Lúcia Alckmin fez um breve balanço dos últimos dias. Ela lembrou da abertura da Semana, com caminhadas simultâneas em todo o Estado. Na Capital, o passeio partiu da Praça Panamericana e seguiu até o Parque Villa Lobos, na Zona Oeste.

Um importante projeto foi lançado nos postos do Poupatempo como parte das atividades, o “Poupatempo Escreve Cartas”. Inspirado no filme ‘Central do Brasil’, do diretor brasileiro Walter Salles Júnior, o Programa oferece a oportunidade para que analfabetos possam enviar cartas gratuitamente a parentes e amigos em todo o Brasil. A iniciativa, que conta com o apoio da empresa Correios, já está sendo realizada nas unidades Itaquera (0XX11 – 6170-7002) e Santo Amaro (0XX11 – 3059-3001) do Poupatempo.

Além disso, os oito museus do Estado foram abertos para visitação gratuita na última sexta-feira, dia 26. Um desfile de moda infantil no Palácio dos Bandeirantes; apresentações artísticas; exposição de fotos; plantação do I Bosque da Solidariedade e grandes discussões sobre os modelos de internação nas unidades da Febem também marcaram a programação.

A Secretaria Estadual da Educação promoveu um concurso com crianças e adolescentes das escolas estaduais e algumas particulares para premiar os melhores textos com o tema “E por falar em solidariedade”. “A idéia é levar este tema para reflexão dentro das escolas”, explicou a secretária Rose Neubauer.

O concurso premiou os três melhores textos das categorias de 1ª a 4ªa séries, 5ª a 8ª e ensino médio. Os premiados receberam uma caderneta de poupança no valor de R$ 500,00, paga pelo Banco do Brasil. Além disso, os primeiros colocados de cada categoria tiveram seus textos interpretados por atores de destaque na festa de encerramento.

Projeto Guri e Teatro Ademar Guerra

Para a festa de encerramento da I Semana da Solidariedade foram vendidos 1.300 ingressos e a renda foi toda revertida para o Fundo Social de Solidariedade.

A consagrada Orquestra Jazz Sinfônica do Estado dividiu a atenção do público com os menores do Projeto Guri e integrantes da Oficina de Teatro Ademar Guerra, com a apresentação das músicas Herdeiros do Futuro; Terezinha de Jesus; Nesta Rua e O Cravo Brigou com a Rosa.

Realizado pela Secretaria Estadual da Cultura, o Projeto Guri forma orquestras e corais com crianças e adolescentes de 8 a 18 anos. De acordo com a coordenadora técnica do Programa, Silvana Cardoso, a prioridade é dada para pessoas de baixa renda. “Não é necessário conhecimento musical e não há uma seleção. Todos os interessados podem se inscrever. O único critério básico é a pessoa estar estudando”, frisou.

Atualmente o Projeto Guri atende cerca de oito mil crianças em todo o Estado. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone 0XX11 – 221-7491. “Por este telefone, as pessoas serão orientadas a procurar o pólo de atendimento mais próximo da sua residência”, informou a coordenadora.

A Oficina de Teatro Ademar Guerra também faz um trabalho social importante. Professores e orientadores percorrem os bairros mais carentes de São Paulo para ensinar novos canais de expressão a jovens e adultos.

Na festa de encerramento da I Semana da Solidariedade, integrantes da Oficina Ademar Guerra fizeram um jogral sobre o tema solidariedade. Mas o que vem a ser solidariedade? Os participantes do jogral deram a resposta. “Essa é uma pergunta para qual há muitas respostas. Afinal solidariedade pode ser tantas coisas: ajudar, colaborar, participar, cooperar, auxiliar, amparar. Como todos viram, solidariedade sempre termina em ar, rima perfeita para o verbo amar.”

Rogério Vaquero