‘I Fórum da Terra’ é aberto em São Paulo

Evento debate novas estratégias de desenvolvimento rural

seg, 12/11/2001 - 14h23 | Do Portal do Governo

Um grande encontro para debater a questão agrária brasileira está sendo realizado em São Paulo. Com o tema “Fortalecimento do Campo para o Desenvolvimento Local”, foi aberto nesta segunda-feira, dia 12, o I Fórum da Terra, que se estenderá até quarta-feira, dia 14, no Braston Hotel, Centro da Capital.

O evento é promovido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), ligado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, e o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), órgão do Ministério do Desenvolvimento Rural.

A abertura do fórum contou com a participação do secretário estadual da Justiça, Edson Vismona. Ele enfatizou o esforço que vem sendo realizado nos últimos seis anos para assentar famílias no Estado de São Paulo. “Já são 9 mil famílias assentadas no Estado, com condições de criar seus filhos dignamente e ao mesmo tempo produzir, trazendo desenvolvimento para as regiões que se encontram”, disse.

O secretário lembrou que, até o ano de 1995, falar em reforma agrária era falar em conflito, problemas e confrontos. “Hoje, reforma agrária significa desenvolvimento. Foi mudado o eixo da discussão”, disse.

Vismona ressaltou que algumas cidades da região do Pontal do Paranapanema conseguiram aumentar significativamente a arrecadação do ICMS após a instalação dos assentamentos. “No município de Mirante, por exemplo, a arrecadação cresceu até 50%”, afirmou.

Ele disse ainda que a Secretaria conta com um levantamento da produção dos assentamentos, pelo qual é possível constatar que as medidas estão sendo acertadas. “A produção de mandioca e de milhões de litros de leite está viabilizando o processamento industrial no Pontal”, acrescentou.

As ações do Governo do Estado, em parceria com o Incra, já possibilitaram o assentamento de 2.851 famílias no Pontal do Paranapanema, nos últimos seis anos. O secretário confirmou, porém, que cerca de 6 mil famílias ainda precisam ser assentadas no Estado. “O objetivo é que isso ocorra até o fim de 2002”, disse.

Vismona explicou que são famílias que se encontram acampadas à beira das estradas, morando em barracas de lona e sem qualquer tipo de ajuda. “A idéia é transformá-las em assentadas, para daí começar um processo de inclusão social e desenvolvimento econômico”, concluiu.

Também participaram da abertura do fórum a diretora-executiva do Itesp, Tânia Andrade; o coordenador-geral do NEAD, Juarez Brandão Lopes; e o secretário do Desenvolvimento Rural Sustentável, José Eli da Veiga, que representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann. Com inúmeras palestras, conferências, mesas redondas, e até lançamento de pesquisas, o I Fórum da Terra pretende ter periodicidade anual e tornar-se um marco nacional na questão agrária.

Rogério Vaquero