Humanização: Jovem Guarda será tema no Espaço Cultural do Hospital do Servidor Público

Mostra estará disponível para visitação a partir de 4 de dezembro

qua, 26/11/2003 - 8h56 | Do Portal do Governo

Depois do grande sucesso da exposição que retratou “São Paulo – Anos 50”, do fotógrafo e comunicador Antônio Aguillar, o Espaço Cultural do Hospital do Servidor apresentará, a partir do dia 4 de dezembro, mais um trabalho de qualidade do autor: a mostra “Jovem Guarda”. O tema, que ficará exposto por dois meses, trará 60 imagens divididas por anos, traçando um paralelo entre a política e a música jovem no Brasil, onde Aguillar foi um dos incentivadores.

“O movimento dessa melodia começou no país no final dos anos 50 – período considerado a era da televisão, mas o rádio ainda era primordial para quem curtia novos sons”, disse ele.

Essa será mais uma iniciativa do Programa de Humanização do Iamspe, que tem levado aos usuários e visitantes que passam pelo Corredor de Vidro do HSPE, além de cultura, um pouco da lembrança de tempos vividos. Para o Coordenador do Programa, Dr. José Antonio Jordão Araujo Ribeiro Neto, “expor a ‘velha’ Jovem Guarda significará resgatar da memória das pessoas com mais de 50 anos, imagens e lembranças de sua juventude. Além disso, elas poderão rever renomados cantores de décadas passadas, que fazem sucesso até hoje e são ouvidos também pela nova geração”. “Tudo dentro da filosofia da Convalescença pela arte”, complementou o Coordenador.

Entre as personagens que marcaram época, foram convidadas para a cerimônia de abertura da exposição – que acontecerá às 14 horas do referido dia – Marcos Roberto, Carlos Gonzaga, Deni e Dino, Cláudio Roberto, Netinho dos Incríveis, Valdirene, Martinha, Eduardo Araújo e Silvinha, Wanderley Cardoso, Ringo dos News Clevers, Boby Di Carlo, Ed Carlos, The Jordans, Jurandir do The Jet Blacks, George Freedman, Wanderléa, Erasmo Carlos, Prini Lorez, Jerry Adriani.

Segundo Antonio Aguillar, essa será a primeira vez que uma Instituição apresentará um trabalho com acervos de imagens de excelência, que retratam a Jovem Guarda e a trajetória política no Brasil.

Vocês servidores-usuários, visitantes e funcionários pertencentes à jovem geração dos anos 50 e 60, ao passarem pelo Corredor de Vidro do HSPE, não poderão deixar de apreciar as imagens que lembram aquela pós-Bossa Nova e também precursora da Jovem Guarda. Com certeza, elas tiveram um papel fundamental na mocidade de cada um: embalou namoros, rodas de bate-papo, encontros regados a ‘cuba-libre’, passeios de lambreta e Gordini.

Sobre Antonio Aguillar

Antonio Aguillar foi um dos precursores da música jovem, além de ter trabalhado no Jornal O Estado de São Paulo, passou pela Rádio Nacional de São Paulo (atual Rádio Globo) com o programa Ritmos para a Juventude – que tocava rock’n roll, baladas, twist, hully gully, entre outras. Pela TV Excelsior (Canal 9), apresentou um programa de auditório intitulado Festival da Juventude (com participações freqüentes de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa), e na TV Record com Reino da Juventude, marcou o aparecimento de Marcos Robero, Sérgio Reis, Os Vips, Demetrius, Ronnie Cord, entre outros. Ele também ajudou a lançar vários nomes da ‘Velha’ Jovem Guarda como o do próprio Rei Roberto Carlos.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.