Humanização é o principal programa do Instituto de Atendimento Médico do Servidor Público

Conceito melhora as relações entre médico, funcionários, pacientes e familiares

ter, 30/03/2004 - 14h10 | Do Portal do Governo


Iniciado há um ano, o Programa de Humanização do Instituto de Atendimento ao Servidor Público Estadual (Iamspe) é, atualmente, o principal foco da instituição. Com a implantação de diversos projetos especiais para os pacientes, como o Convalescença Pela Arte, e de valorização dos funcionários, como o Prata da Casa – Ouro da Casa, a Humanização tem hoje seu conceito enraizado entre médicos, enfermeiros e funcionários. A nova postura também ampliou os laços do hospital com a comunidade e praticamente dobrou o número de voluntários na unidade.

Além de melhorar a relação com pacientes e familiares, a ação também está provando que o tratamento humanizado ajuda na recuperação física e resgate da auto-estima dos doentes. “Para mim, isso não é apenas um programa. É meu projeto de vida desde que iniciei atividade na área médica”, destaca o superintendente do Iamspe, Milton Flávio Marques Lautenschlager.

Os principais objetivos da humanização são oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes do Servidor Público, além de melhorar a relação entre médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes, resgatando a cidadania tanto dos que atendem quanto dos que são atendidos.

Na opinião do coordenador do programa de humanização do Iamspe, José Antonio Jordão, esse é um trabalho de resgate da cidadania. “Não dá para ver a pessoa que nos procura como uma doença. Cada um tem sua biografia, contexto, família e está vivendo um momento, na maioria das vezes muito difícil, da vida e isso tudo precisa ser levado em consideração. Humanização é uma ação ampla e interdisciplina”, resume. Para Jordão, a humanização possibilita que se encontreM soluções novas e criativas às demandas do hospital e agrega eficácia às ações de saúde.

Cíntia Cury

Projetos especiais implantados a partir da humanização

Valorização do funcionário