HSPE: Banco de Olhos dobra o número de transplantes e captação de córneas

Cerca de 50 captações foram feitas, sendo que 12 delas vieram de dentro do próprio HSPE

ter, 25/11/2003 - 16h20 | Do Portal do Governo

“O Banco de Olhos do Hospital do Servidor Público Estadual dobrou, praticamente, no mês de outubro o número de realização de transplantes e captações de córneas: cerca de 50 captações foram feitas, sendo que 12 delas vieram de dentro do próprio HSPE e o restante da região da zona leste. Quanto aos transplantes, foram realizadas, aproximadamente, 15 cirurgias.” A frase foi da Diretora do Setor, Dra. Adriana dos Santos Forseto – que há dois meses comanda o Serviço.

No intuito de aumentar a captação interna de córneas do Hospital, o Banco de Olhos, que também é responsável pela região da zona leste, tem trabalhado em conjunto com a equipe de enfermagem, internação e assistência social do HSPE. “Com a colaboração desses profissionais, estamos tendo um maior número de informações sobre óbitos dentro do Hospital do Servidor. Assim que é constatado um óbito somos comunicados”, informou a Diretora. “Esses profissionais são muitos receptivos”, complementou ela.

“É difícil o papel de abordagem dos familiares quanto à importância da autorização para a doação de córneas dos entes já falecidos, mas, muitos se sentem solidários com a causa e pelo menos ouvem nossos argumentos na tentativa de convencê-los a doarem os órgãos para ajudarem alguém que precisa”, disse Adriana. Estima-se que, hoje, o HSPE tem cerca de 105 pacientes na fila de espera como receptores de uma córnea. Para verificar a qualidade da córnea a ser transplantada, é feita uma triagem com vários exames. A análise do endotélio – camada de célula responsável pela transparência e vitalidade da córnea – é fundamental para saber se ela poderá ser aproveitada.

De acordo com a Diretora do Banco de Olhos, o Serviço funciona a todo vapor, 24 horas por dia. O próximo passo será implementar esse trabalho de captação interna nos hospitais interessados da zona leste – uma vez que o HSPE foi designado pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado para trabalhar a captação de córneas na região. “Ascendeu-se uma chama que realmente não pode ser apagada”, afirmou e conclui ela.