Hospital Geral do Grajaú ganha UTI pediátrica

Unidade de saúde atende cerca de 400 crianças diariamente no Pronto Socorro

seg, 05/05/2003 - 13h40 | Do Portal do Governo

As crianças em estado grave atendidas no Hospital Geral do Grajaú já podem ser encaminhadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta segunda-feira, dia 5, a UTI pediátrica, com dez leitos, foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin.

O Hospital do Grajaú atende cerca de 400 crianças diariamente no Pronto Socorro (PS). A unidade contava com UTIs neonatal e de adulto, porém não tinha um espaço adequado para atender as crianças em estado grave que chegavam ao PS.

Para a implantação da UTI pediátrica, o Governo paulista investiu R$ 650 mil em equipamentos e a obra foi realizada pelo hospital. “Nos últimos três anos, construímos mais de 100 UTIs pediátricas em todo o Estado”, explicou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital do Grajaú, que atende cerca de 1.200 pessoas por dia no Pronto Socorro, foi premiado pelo Ministério da Saúde, no último dia 7 de abril, com o título de Hospital Amigo da Criança pelo trabalho realizado no aleitamento materno e atenção infantil.

“Os resultados dos nossos esforços na área da Saúde já podem ser vistos pela taxa de mortalidade infantil que tem caído de forma acentuada no Estado. Em 1995, tínhamos registro de 25 mortes para cada mil bebês nascidos vivos. No ano passado, esse número caiu para 14 mortes por mil nascimentos. É menos da metade da média do País”, ressaltou Barradas.

Inaugurado em 1998, o Hospital Geral do Grajaú é um dos 15 esqueletos que tiveram as obras retomadas e entregues pelo Governo paulista, desde 1995. É gerenciado pela Universidade de Santo Amaro (Unisa), uma Organização Social de Saúde (OS) e recebe repasses estaduais para garantir o atendimento 100% gratuito, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alckmin destacou o acerto na adoção do modelo de contrato de gestão com instituições da sociedade civil organizada para o gerenciamento dos novos hospitais. “O atendimento é gratuito, universal e de maneira igual para todos. O Governo paga tudo, mas nós temos parceiros para atender mais rápido e com melhor qualidade a população”, afirmou.

O governador também lembrou o sucesso das parcerias do Estado com o Terceiro Setor em programas como os restaurantes Bom Prato e os Centros de Ressocialização de Presos.

Alckmin destacou ainda que São Paulo não está recebendo repasses do Governo Federal para todos o hospitais por ter ultrapassado o teto de verbas destinadas ao Estado. “Hospitais como os de Sapopemba e Bauru não recebem um centavo do SUS, são custeados somente pelo Governo paulista. Santo André e Vila Alpina recebem apenas uma parte e o hospital de Francisco Morato, que está em construção, também não receberá”, explicou.

Cíntia Cury