Hospital do Servidor Público inaugura Enfermaria de Cuidados Paliativos

Nova ala conta com 20 leitos para pacientes fora da possibilidade de cura

qui, 26/12/2002 - 14h06 | Do Portal do Governo


O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) passa a contar com uma unidade voltada aos pacientes sem possibilidades terapêuticas, ou seja, em fase terminal. A Enfermaria de Cuidados Paliativos foi inaugurada, nesta quinta-feira, dia 26, pelo governador Geraldo Alckmin e conta com 20 leitos, dos quais 10 são destinados aos pacientes e os outros 10 a familiares. De acordo com o governador, poucos hospitais no Brasil estão preparados para esse tipo de atendimento.

“Nossa clientela é de pacientes mais idosos, que requerem cuidados especiais, por isso criamos o atendimento domiciliar diferenciado. E agora um outro espaço onde o familiar possa acompanhar. Estes pacientes não ficam mais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirmou o superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Nelson Ibanez.

A nova enfermaria faz parte do Programa de Cuidados Paliativos e vai funcionar como um complemento ao Serviço de Assistência Domiciliar, que atualmente assiste cerca de 50 pacientes. Segundo a psicóloga da equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos, Cristiane de Paula Felipe, as internações serão curtas, já que os pacientes serão encaminhados à enfermaria quando houver intercorrências médicas ou por decisão da família.

O setor contará com uma equipe multiprofissional, com cerca de 250 profissionais, sendo 80 médicos, 70 auxiliares de enfermagem, 20 enfermeiras de vários serviços, além de outros profissionais, residentes e aprimorandos. Todos receberam treinamento especializado para atuar na nova enfermaria, com foco na humanização do atendimento.

O Serviço de Assistência Domiciliar existe há dois anos e atendeu, neste período, 304 pacientes terminais nas residências.

Hospital foi reformado e ampliado

Em 1995, o Hospital do Servido Público Estadual contava com 588 leitos, dos quais 400 em funcionamento e 188 estavam desativados. Atualmente, a unidade conta com 1.006 leitos. “O hospital foi reformado. Ele era escuro, cinza, meio triste. Agora está com designe novo, bonito”, afirmou o governador.

Só no mês de dezembro, foram colocados em funcionamento 122 leitos nas enfermarias de hematologia, oncologia, neuroclínica, otorrinolaringologia, endocrinologia, clínica médica, cardiologia, cirurgia geral, ortopedia, moléstias infecciosas, retaguarda do Pronto-Socorro, cuidados paliativos e alta rotatividade. Outros 50 serão abertos para a pacientes de alta complexidade, que necessitam de acompanhantes 24 horas.

Para a reativação de leitos e ampliação da unidade, Alckmin autorizou a contratação de 638 funcionários, dos quais 300 já estão trabalhando e 338 em fase de treinamento.

Durante a inauguração da nova enfermaria, o governador destacou que, no novo mandato, não faltará verba para a Área Social. “Governar é escolher. Se o dinheiro ficar curto, as obras físicas, como viadutos, pontes e estradas, vão poder esperar. Mas para a educação e a Saúde não faltarão recursos”, afirmou.

Cíntia Cury