Hospital do Servidor promove mutirão para dar dicas e orientação sobre doenças alérgicas

Profissionais da saúde e especialistas em alergia estão à disposição hoje no HSPE para esclarecer dúvidas

qua, 07/05/2003 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI) promove nesta quarta-feira, dia 7, várias atividades educativas e de lazer, para marcar o Dia Nacional de Prevenção da Alergia. Profissionais da saúde e especialistas em alergia estão à disposição no Hospital do Servidor Público (HSPE) desde às 9 horas, para esclarecer dúvidas e dar orientações básicas de exercícios respiratórios e dicas de como cuidar e até evitar uma crise alérgica. Haverá palestras, exibição de vídeos e distribuição de material explicativo a respeito das doenças alérgicas destinadas ao público leigo.

O objetivo é permitir que pessoas que sofrem de problema alérgico tenham a possibilidade de fazer o diagnóstico correto de sua doença. E, quando possível, identificar os agentes causadores da alergia permitindo sua prevenção e tratamento. Aliviando o transtorno causado no seu dia-a-dia com a perda de qualidade de vida.

Para o presidente nacional da SBAI, doutor Walfrido Antunes, a data é importante para a conscientização da população. ‘A alergia é uma doença que atinge grande parte da população e causa perda de qualidade de vida de milhões de brasileiros que sofrem de doenças alérgicas. Em alguns casos chega a comprometer o estado de saúde geral da pessoa, podendo acarretar doenças crônicas e até a morte.

A intenção da instituição é fazer do Dia Nacional de Prevenção da Alergia um evento de promoção de saúde e esclarecer a população sobre os males dessas doenças, como diminuir o desconforto causado e até como evitá-las.”

Médicos alergistas e estudantes de medicina estarão à disposição da população que tiver interesse em conhecer mais sobre doenças alérgicas.

Temas abordados

  • O que é asma
  • Controle ambiental: quais as medidas mais importantes
  • Imunoterapia com extratos alergênicos (vacinas) e qual a sua
  • importância na melhoria das alergias
  • Perigos da automedicação no alérgico
  • Cuidados com a pele nas alergias dermatológicas

    SERVIÇO
    Dia Nacional de Prevenção da Alergia:
    Hoje, das 9 às 16 horas
    Local: Hospital do Servidor Público Estadual
    Rua Pedro de Toledo, 1.800 – 4º andar – ambulatório de alergia
    Entrada franca
    18º curso de alergia clínica:
    Informações e inscrições pelo telefone 5088-8256 ou pelo
    site www.sbai.org.br
    SBAI: Avenida Professor Ascendino Reis, 455 – Vila Clementino
    São Paulo – SP

    18º curso de alergia clínica

    Para discutir causas, novos tratamentos e reciclar os conhecimentos médicos relativos às doenças alérgicas, a SBAI – Regional São Paulo – promoverá na semana de 26 a 30 de maio o 18º curso de alergia clínica do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE. O seminário, dirigido a profissionais da saúde, médicos, residentes e estudantes de medicina, terá a participação de especialistas brasileiros de vários Estados trazendo novas contribuições científicas sobre essas doenças.

    Entre os temas a serem apresentados nos cinco dias de palestras científicas estão: Novas bases da terapia antialérgica, Sistema neuroimunoendócrino, Provas cutâneas, Polipose nasal e Corticoterapia tópica, Dermatite de contato, Avanços no tratamento das dermatoses alérgicas, Asma brônquica e Drogas antialérgicas em pacientes de risco, além de discussão de casos clínicos.

    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)