Hospital do Servidor: Hemoterapia renova equipamentos e quer obter certificado de qualidade

Ao total chegaram 38 aparelhos, entre eles um irradiador de sangue, 2 centrífugas refrigeradas

seg, 16/02/2004 - 20h50 | Do Portal do Governo

A modernização do Serviço de Hemoterapia/Banco de Sangue já é uma realidade. Os dois projetos propostos pelo seu diretor, dr. José Augusto Barreto, via Secretaria da Saúde para o Programa Nacional de Modernização da Hemo-Rede Pública, da qual o Iamspe faz parte como Hemonúcleo, tiveram aprovação do Ministério da Saúde.

O resultado foi a substituição dos equipamentos existentes por outros de última geração. Ao total chegaram 38 aparelhos, entre eles um irradiador de sangue, 2 centrífugas refrigeradas homogenizadores de sangue, seladoras de bolsas de sangue, refrigeradores, carrinho de emergência, 2 fluxos laminares e 2 centrífugas de bancada, no valor de quase um milhão de reais, sem qualquer custo para o Iamspe.

“Posso afirmar que os novos equipamentos, o processo de informatização e as reformas executadas na área física transformaram o Serviço Hemoterapia do HSPE em um dos mais bem aparelhados do Brasil. Essa modernização significa ainda mais segurança e qualidade do sangue oferecido aos pacientes do IAMSPE” afirmou o Dr. Barreto.

O próximo objetivo do diretor é viabilizar uma consultoria para que o Serviço institua as normas necessárias para a obtenção do certificado de qualidade – ISO 9000. “É uma meta plenamente alcançável no prazo de um ano dentro das condições atuais de funcionamento do Serviço de Hemoterapia, se não houver nenhum imprevisto”, diz o Dr. Barreto.

Para se ter um exemplo dessa modernização, o Diretor conta que o Serviço de Hemoterapia do HSPE é um dos poucos no Brasil que possui um irradiador sangue, usado em pacientes que podem desenvolver uma doença grave e na maioria das vezes fatal, chamada doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional (GVHD-TA).

O equipamento irradia: concentrado de plaquetas e de hemácias, com a finalidade de destruir os linfócitos existentes nas bolsas doadas e que podem ocasionar GVHD-TA em pacientes, por exemplo, com leucemia. O Serviço de Hemoterapia, tem em funcionamento um ambulatório transfusional, o que evita que o paciente seja internado para receber transfusão.

Além do irradiador, a Hemoterapia ainda dispõe, entre outros, de equipamento de aférese que realiza a coleta de células tronco (Stem-Cell) em pacientes indicados para fazer transplante autólogo de medula, bem como coleta de plaquetas e plasmaferese terapêutica. Também conta com um equipamento para recuperação do sangue durante grandes cirurgias (Cell Save), a fim de coletar e tratar este sangue para ser devolvido ao paciente, evitando-se as transfusões.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE
C.A.