Hospital do Servidor: Banco de Olhos capacita profissionais de outros hospitais

Objetivo é treinar funcionários para aumentar captação de córneas

qua, 11/02/2004 - 17h08 | Do Portal do Governo

A equipe do Banco de Olhos do Hospital do Servidor foi responsável pelo treinamento de profissionais de saúde do Hospital Geral de Sapopemba e do Regional de Santo André ‘Governador Mário Covas’ para a captação de córneas na Grande São Paulo.

A idéia partiu da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde para aumentar a doação de córneas e para isso teve de capacitar funcionários desses hospitais para que façam a abordagem adequada aos familiares, já que a fila única de pacientes à espera de um transplante na Grande São Paulo é de cinco mil inscritos.

O treinamento foi realizado no mês de janeiro no Hospital do Servidor, com oito participantes de cada entidade, dentre eles médicos e enfermeiros. Eles tiveram a parte teórica e prática em temas como apresentação do Banco de Olhos, abordagem de familiares, enucleação (retirada da córnea), avaliação, preservação e documentação oficial.

A Secretaria da Saúde dividiu a Grande São Paulo em quatro regiões onde se encontram 15 hospitais. As chamadas Organizações de Procura de Córnea (OPCs) foram criadas para normatizar essa atividade e dentro dessa estrutura o Banco de Olhos do HSPE é responsável pela região da Zona Leste, que até dezembro computou 136 pacientes inscritos para transplante.

‘Este ano houve uma unificação das listas de espera das quatro regiões, por isso a Secretaria da Saúde/Central de Transplantes está incrementando a captação de córneas e colocando os 15 hospitais para reforçarem as OPCs, a fim de atender a fila de três mil inscritos’, explica a Diretora do Banco de Olhos do HSPE, Dra. Adriana Forseto.

Além da Dra. Adriana e de Simone, também auxiliaram no treinamento a Dra. Angélica Sampaio e os residentes do primeiro ano e as secretárias Elisabete Teixeira e Maria Helena Quitério.

Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE
C.A.