Hospital de Bauru recebe 185 leitos do Governo do Estado

Governo implanta ainda Copom on-line em companhia da PM

sáb, 24/05/2003 - 11h38 | Do Portal do Governo


Transformar a área de saúde no padrão Poupatempo, com qualidade no atendimento ao cidadão é uma das metas do Governo do Estado. Nesse sábado, dia 24, o governador Geraldo Alckmin entregou 185 leitos hospitalares e uma brinquedoteca no Hospital Estadual de Bauru
Desse total de leitos, 22 são destinados à UTI pediátrica e adulta.

Alckmin informou que em julho deste ano serão entregues novos leitos para a UTI coronariana, totalizando 210 leitos no Hospital. A unidade será gerenciada em parceira com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Com a abertura dos novos leitos, mais de 1 milhão de habitantes de Bauru e região serão beneficiados. O Hospital que recebeu investimentos de R$ 62 milhões nas reformas, passará a atender em média 980 pessoas por mês. A UTI poderá realizar 132 internações mensais.

‘Esse é um dos maiores hospitais que o Governo está entregando no Estado, o que consolida a vocação de Bauru como um grande centro na área de atendimento médico à população, disse Alckmin.

Lembrou ainda que a unidade vai atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). ‘Será 100% de atendimento gratuito e com total qualidade. É o que o Governo quer em todos os hospitais, avanço tecnológico, científico, com bons equipamentos e profissionais capacitados e com parceiros como a Unesp para a gestão’.

Intensificando as parcerias, o governador liberou R$ 750 mil para a duplicação da Avenida Luiz Edmundo Coube, que liga o Hospital ao campus da Unesp. A obra será feita em conjunto com a prefeitura municipal.

O diretor-executivo do Hospital, Emílio Cursello, disse que alunos e residentes atuarão na unidade. ‘Todo o dinheiro e esforço serão investidos para atender melhor os pacientes’.

Consegs

O governador também participou da reunião dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) da região, no Auditório da Instituição Toledo de Ensino, onde foi demonstrado como funciona o Centro de Operações On-Line da Polícia Militar (Copom on-line), implantado em 15 de abril na sede do 4.º Batalhão da PM. Trata-se de um Sistema Informatizado de Administração Geoprocessada de Policiamento Ostensivo em Tempo Real.

“O Copom on-line possibilita que se fique sabendo em tempo real onde estão acontecendo as ocorrências policiais, e onde precisa colocar mais polícia”, afirmou o governador.

O sistema é um aplicativo de informática que utiliza os recursos de geoprocessamento e registro de ocorrência, permitindo aos diversos níveis de comando operacional e administrativo acompanharem, em tempo real no computador, a dinâmica da criminalidade no local, através das chamadas do telefone 190.

Segundo o governador ,até o final do ano Bauru terá também o sistema Infrocrim (Sistema de Informação Criminal) e ainda receberá um helicóptero para auxiliar nas operações policiais e redistribuição dos policiais na região. ‘Governo moderno é aquele que interage com a sociedade’.

O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro, lembrou que os Consegs tem voluntários trabalhando. “É um exemplo de união de todos os cidadãos no desafio de combater a violência”. Ressaltou ainda que quando o Governo do Estado promove o desenvolvimento das cidades traz empregos e renda, o que contribui para diminuição da criminalidade.

O município também ganhou uma Base Comunitária de Segurança fixa, na zona oeste de Bauru. A população passará a contar com policiamento de bicicleta, motos, Ronda Escolar, além do rádio patrulhamento padrão. Serão 51 policiais a mais trabalhando. Ainda na área da Segurança, foram entregues mais duas motos, tipo Honda NX-4 Falcon, ao Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências de resgate, incêndio e salvamento.

Valéria Cintra / Carlos Prado