Hospital das Clínicas faz leilão inédito de aquarelas para ajudar crianças com câncer ósseo

Obras da artista plástica Sophia Tassinari foram criadas na década de 60

qui, 19/12/2002 - 9h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 19, às 20h, serão leiloadas 16 aquarelas inspiradas na importância do aleitamento materno, da artista plástica Sophia Tassinari, para ajudar crianças com câncer ósseo. O evento está sendo organizado pela Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, em parceria com o Rotary Club Avenida Paulista.

São estudos de afrescos pintados na Fábrica de Tecidos e Bordados da Lapa, fundada em 1913 pelo empresário Armando Capone. Ele foi um grande incentivador da importância do aleitamento materno.

Capone instalou na empresa um ambulatório médico, salas de repouso e um local especial para as operárias amamentarem seus filhos. Para motivá-las, mandou pintar afrescos na sala de aleitamento e outras dependências, todos com motivos de convívio social e cuidados com a saúde e bem-estar.

O empresário convidou na década de 60 uma amiga da família, a artista plástica Sophia Tassinari, para pintar tais afrescos. Hoje, a Fábrica de Tecidos e Bordados da Lapa, que ficava na Rua Fox, não existe mais, nem os afrescos.

Mas restaram os estudos destas obras: aquarelas que novamente irão beneficiar pais e filhos. Desta vez, ajudarão crianças com câncer, pequenos pacientes do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

As obras estão expostas desde novembro no saguão do IOT, sede da Galeria de Arte Godoy Moreira. Angela Capone, última descendente da família, visitou a exposição e se mostrou emocionada ao rever os trabalhos que registram a face humana de um período industrial da Capital paulista.

Data: Quinta-feira, dia 19 de dezembro de 2002
Horário: 20 horas
Local: Anfiteatro do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333 – 7º andar
Entrada Franca

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas