Hospitais de Diadema e Pirajussara recebem certificados de qualidade

Apenas 19 hospitais no Brasil têm o título da ONA - Organização Nacional de Acreditação, órgão do Ministério da Saúde

ter, 12/08/2003 - 15h09 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde


O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, recebeu nesta terça-feira, 12 de agosto, dois certificados de qualidade oferecidos ao Hospital Geral de Pirajussara e ao Hospital Estadual de Diadema. Os títulos são da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

A ONA entrega o certificado após avaliar um conjunto de padrões previamente estabelecidos, visando aprimorar a qualidade da assistência à saúde no País. Apenas 19 hospitais no Brasil têm o título da organização.

Para receber o certificado de qualidade, os dois hospitais estaduais passaram por avaliações em diversos setores, como limpeza, materiais e estrutura no atendimento da pediatria, maternidade, laboratório, ultra-sonografia e radiologia. O atendimento aos pacientes também foi analisado.

‘Os certificados da ONA mostram que os hospitais públicos estaduais são de qualidade. É um sinal que o trabalho do governo estadual está no caminho certo’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os dois hospitais são gerenciados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma organização social de saúde, modelo que vem sendo adotado pelo governo estadual e tem dado certo.

‘As Organizações Sociais de Saúde são a forma mais rápida de melhorar o atendimento da Saúde no Estado. O trabalho da Unifesp é um exemplo de como gerenciar um hospital público’, disse o secretário.

O Hospital Geral de Pirajussara, inaugurado em 1999, conta com 282 leitos e cerca de 1.200 funcionários. Já o Hospital Estadual de Diadema foi inaugurado em 2000 e possui 270 leitos.