Horto Florestal comemora 109 anos com exposição de fotografias

Parque recebe mensalmente cerca de 50 mil visitantes nos fins de semana, além de oferecer atividades para estudantes e terceira idade

seg, 07/02/2005 - 14h23 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Albert Löefgren, conhecido como Horto Florestal, na zona norte da capital, completa 109 anos na próxima quinta-feira, dia 10. Para comemorar, será aberta uma exposição de fotos no palco de eventos, no domingo, dia 13. A mostra contará a história do parque, com fotos antigas e recentes.

Numa área de 174 alqueires, o Horto Florestal fica ao lado do Parque Estadual da Cantareira e oferece aos visitantes a oportunidade do contato direto com a natureza. Conta com fauna e flora diversificadas, além de espaços para a prática esportiva e de lazer, como a área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal ‘Octávio Vecchi’, conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. Abriga ainda o Palácio de Verão do Governo do Estado e as sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado.

Mensalmente, o Horto Florestal recebe cerca de 50 mil visitantes, que freqüentam o parque só nos fins de semana. Além disso, oferece atividades diferenciadas e gratuitas durante a semana para estudantes e pessoas da Terceira Idade.

Entre elas, o Baile da Melhor Idade, realizado todas as quartas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas. A festa é animada e recebe cerca de 250 pessoas a cada edição. Durante a semana, os idosos também podem praticar ioga ou ginástica, pelo programa Estação Vida.

As pessoas com mais de 60 anos são ainda o público preferencial dos passeios monitorados do Circuito Integrado Horto-Cantareira. Uma Van que comporta até 12 pessoas sai do Núcleo de Educação Ambiental, percorre o Horto e vai até a Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. O passeio gratuito é realizado semanalmente.

Já os estudantes têm à disposição oficinas de reciclagem de papel e garrafas PET, além de oficinas de arte. Visitas monitoradas ao parque também são realizadas por grupos de estudantes. Para isso, o professor deve agendar a ida do grupo ao parque. Mensalmente, o Horto Florestal recebe aproximadamente 1.600 estudantes de escolas públicas e privadas para o passeio.

Serviço – O Parque Estadual Albert Löefgren fica na Rua do Horto, 931, Horto Florestal. O telefone é (11) 6231-8555.

O Museu Florestal abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. A entrada custa R$ 2,00. Grupos de escolas públicas, menores de oito anos e maiores de 65 anos não pagam ingresso. O Museu só aceita a visita de grupos que agendarem com antecedência. Em dias de chuva, o espaço não abre.

HISTÓRIA

O Horto Florestal nasceu em 1896, a partir da desapropriação da fazenda Engenho da Pedra Branca para a instalação do Horto Botânico. O objetivo era criar uma área de pesquisa, com campos de experimentação e prestação de serviços na área florestal. O naturalista sueco Albert Löefgren foi o primeiro diretor do parque.

Alguns anos depois, o Horto Botânico da Cantareira já contava com mais de três mil espécies vegetais provenientes do Brasil e de Jardins Botânicos de diversos países. Em 1901, iniciou a distribuição de mudas aos municípios paulistas. Nessa época, o Horto tinha mais de 90 mil mudas nativas e exóticas em condições de serem transplantadas.

Em 1911, foi criado o Serviço Florestal, que atualmente é conhecido como Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que tem como missão proteger, pesquisar e recuperar a biodiversidade.

Cíntia Cury