Homenagem: Renato Borghetti faz show gratuito no Memorial da América Latina

Espetáculo de hoje homenageia centenário de nascimento de Erico Verissimo

ter, 22/11/2005 - 12h02 | Do Portal do Governo

As rodas de chimarrão nos galpões das estâncias gaúchas se somam a um caldeirão de influências e experiências musicais que fazem de Renato Borghetti um músico singular. Ao optar pelo trabalho instrumental (e não vocal) renovou a sonoridade folclórica de seu estado natal. Partindo do Rio Grande do Sul, a força incontida do som de seu acordeom e de sua gaita continua ecoando mundo afora.

Ninguém melhor portanto para comemorar o centenário de nascimento do escritor gaúcho Erico Verissimo. O autor de Olhai os Lírios do Campo e da trilogia épica O Tempo e o Vento será homenageado por show gratuito de Borghettinho, no dia 22 de novembro, às 20h, no Auditório Simón Bolívar.

No ano passado, Borghetti comemorou 20 anos de carreira com 20 discos gravados e foi agraciado com o troféu Clave de Sol, como Músico do Ano, prêmio instituído pelo Governo do Estado do RS.

Assim como Verissimo, pode-se dizer que Borghetti é um compositor universal embora (ou por isso mesmo) sua obra tenha todas as características regionais. Além disso, Borghettinho, como é conhecido, participou da gravação da trilha sonora da série O Tempo e o Vento, da Rede Globo, com canções escritas por Tom Jobim.

Borghetti toca desde os dez anos, quando ganhou uma gaita de seu pai. Aos 16 anos, pisou num palco pela primeira vez e gostou tanto que não quis mais sair. Seu primeiro álbum, gravado em 1984, foi um sucesso instantâneo, alcançando a marca de 100 mil cópias em poucos meses e tornando-se o primeiro disco de ouro de toda a historia da musica instrumental brasileira.

Alternando trabalhos mais simples e gauchescos com momentos de maior sofisticação e acenos para o jazz e a música erudita, Borghetti foi premiado em inúmeros festivais nos anos 80 e viajou pela Europa e Estados Unidos em turnês.

Suas parcerias incluem orquestras, como a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro e a OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), e músicos e cantores como Sivuca, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Paulo Moura, Hermeto Pascoal, Wagner Tiso e Egberto Gismonti, além de músicos argentinos e uruguaios, países que fazem fronteira com o RS.

Renato Borghetti – Show em Homenagem a Erico Verissimo
Terça-feira, 22 de novembro, às 20h
Auditório Simón Bolívar – Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do Metrô)
Entrada Franca
Acesso pelos portões 13, 14, 15 e 16 (estacionamento)

Assessoria de imprensa do Memorial da América Latina