Homenagem: Memorial da América Latina comemora centenário do escritor Erico Verissimo

Programação tem início com show do instrumentista Renato Borghetti, no dia 22

qui, 17/11/2005 - 17h52 | Do Portal do Governo

“Muito cedo compreendi que quando uma personagem, por assim dizer, toma o freio nos dentes e dispara, deixando-me para trás, é porque está mesmo viva. Dou-lhe carta de alforria e começo a divertir-me com as surpresas que seu comportamento me proporciona’.
(Erico Verissimo – 1905-1975)

Palestras com professores especializados em sua obra, show, exposição de primeiras edições e apresentações audiovisuais são parte da homenagem que o Memorial da América Latina presta ao escritor gaúcho Erico Verissimo no centenário de seu nascimento.

A programação tem início com show de seu conterrâneo, o instrumentista Renato Borghetti, no dia 22, às 20h, no Auditório Simón Bolívar. Verissimo e sua obra serão relembrados em eventos nos dias 23 e 24, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, às 19h30.

No dia 23, os professores Alfredo Bosi e Flávio Aguiar, ambos da USP, proferirão palestras sobre o autor de Olhai os Lírios do Campo e O Tempo e o Vento, entre outras preciosidades da literatura brasileira.

No mesmo dia acontece a inauguração da exposição Centenário de Erico Verissimo, com primeiras edições de sua obra – Coleção de Ésio Macedo Ribeiro – e fotos (a exposição permanecerá aberta até o dia 17 de dezembro de 2005); haverá ainda uma apresentação audiovisual em homenagem a Erico Verissimo, com trechos de suas obras transpostos para a televisão pela TV Globo e uma entrevista gravada de seu filho, Luiz Fernando Verissimo, na casa onde Erico morou em Porto Alegre; e ainda o coquetel de lançamento da nova edição de Solo de Clarineta – vol. 1 e 2, editado pela Cia. das Letras, que está relançando sua obra completa.

Universal ao tratar de temas tão próprios do Rio Grande do Sul, no dia 24 Verissimo terá a sua produção literária revisitada por acadêmicos especializados em literatura brasileira – e na sua obra. Sob a coordenação do Prof. Flávio Aguiar, a mesa-redonda sobre o autor contará com as presenças de Flávio Loureiro Chaves (Univ. Caxias do Sul), Sandra Jatahy Pesavento (UFRGS), Antonio Hohlfeldt (PUC/RS) e Jacques Leenhardt (École des Hautes Études/Paris).

“Cidades imaginárias, cidades transfiguradas”, “Erico Verissimo: os territórios da ficção”, “Erico Jornalista”, ‘Os estrangeiros e o desenvolvimento da nação brasileira’ serão alguns dos temas abordados pelos professores. Este último será considerado pelo francês Jacques Leenhardt, diretor de pesquisas da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, autor de Lecture Politique du Roman e Erico Verissimo: o Romance da História, juntamente com Sandra Pesavento, Lígia Chiappini e Flávio Aguiar, entre outros livros.

“No seu romance ‘O Tempo e o Vento’, Verissimo coloca dois tipos de atores: os autóctones, atores da terra, e os estrangeiros. Vou dedicar minha apresentação aos últimos, figuras do ‘outro’, veículos de idéias e comportamentos alheios. O processo histórico sai pouco a pouco da redundância cíclica da comunidade fechada através deles: eles são o fermento que faz de Santa Fé uma comunidade mais moderna”, explica Leenhardt.

Da mesma forma que o livro Solo de Clarineta traz as reflexões do escritor sobre sua ficção e a arte literária, o testemunho de um período da história brasileira e mundial e o retrato de uma família que parece tirado de um romance, a programação do Memorial procurará aprofundar-se na compreensão do autor e de sua obra, no tempo histórico e na sociedade brasileira, assim como o seu caráter universal.

Segundo Flávio Aguiar, coordenador acadêmico dos eventos, ‘homenagear Erico Verissimo é homenagear a liberdade. Liberdade de criar, de inventar, liberdade de se comprometer com as causas cidadãs, liberdade de lutar pela própria liberdade em situações difíceis e incômodas. Erico foi um criador de mundos”.

Homenagem a Erico Verissmo

Show de Renato Borghetti
Terça-feira, 22 de novembro, às 20h
Local: Auditório Simón Bolívar – portões 12 e 16 (estacionamento)

Palestras e exposição
Quarta e quinta, dias 23 e 24 de novembro, às 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita – portões 4 (estacionamento) e 5

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone para informações: 3823-4660
E-mail: lais@memorial.sp.gov.br

Entrada Franca

Assessoria de imprensa do Memorial da América Latina

J.C.