Hoje é o Dia de Combate ao Diabetes

Doença pode ser evitada com a prática diária de 30 minutos de atividade física e alimentação equilibrada

seg, 17/06/2002 - 15h55 | Do Portal do Governo

Dezessete de junho é o dia de Combate ao Diabetes, doença caracterizada pela dificuldade do organismo metabolizar açúcar e gordura. É um distúrbio metabólico conseqüente da baixa produção de hormônio antiurético e caracterizado por sede excessiva (polidipsia), secreção excessiva de urina (poliúria), e, muitas vezes, grande apetite e perda de força.

Existem basicamente dois tipos de diabetes. Um que se desenvolve na idade adulta em indivíduos que normalmente apresentam sobrepeso, alimentação desequilibrada e não praticam atividades físicas diariamente. O outro, conhecido como diabetes juvenil, surge na infância em pessoas pré-dispostas. De acordo com o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, é muito difícil fazer o aconselhamento de pessoas para evitar o diabetes juvenil.

Já com relação ao diabetes na vida adulta, a prática diária de atividade física e o controle da alimentação podem ajudar a evitar o aparecimento da doença. ‘O controle de peso é muito importante. A obesidade é um dos fatores que possibilitam o surgimento do diabetes em adultos. Uma pessoa que tem tendência ao diabetes, se for obesa, com muita probabilidade vai desenvolver a doença’, afirmou Guedes.

Experiências feitas com grupos de pessoas classificadas como pré-diabéticas, ou seja, que tenham antecedentes da doença na família, demonstram que a prática regular de exercícios é mais eficaz do que o consumo de drogas que estimulem a produção de insulina. ‘Essa é uma das bases do programa Agita São Paulo, que visa evitar ou atenuar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e também cardiopatias. Hoje, temos como receita fundamental para ajudar a controlar a doença em pessoas já diabéticas ou ajudar a prevenir seu aparecimento, a prática diária de exercícios. Não é necessário mais do que 30 minutos todos os dias da semana’, revelou.

Guedes também informou que o fato de a pessoa comer muito doce não significa que desenvolverá a doença. ‘O problema é tender à obesidade. O diabético tem problemas não apenas para metabolizar glicose (açúcar), mas tem problemas também para metabolizar gorduras’, esclareceu.

O secretário ressaltou ainda que vale a pena fazer o diagnóstico precoce do diabetes e que o Governo do Estado garante a distribuição aos postos de saúde de medicamentos para tratamento da doença. ‘O Ministério da Saúde garante a insulina e o programa estadual Dose Certa, que entrega 41 tipos diferentes de medicamentos a todos os municípios de São Paulo para distribuição gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem uma linha completa para diabetes’, afirmou.

Cíntia Cury