Histórico do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães

O complexo foi inaugurado em 1957

qua, 14/05/2003 - 14h21 | Do Portal do Governo

O conjunto leva o nome do atleta Constâncio Vaz Guimarães, advogado e decatleta do Clube Atlético Paulistano. Fundador da Federação Universitária Paulista (Fupe) e diretor da Federação Paulista de Atletismo. Guimarães esteve nos Jogos Olímpicos de Berlim, no Comitê Dirigente. Faleceu em 1961. Sua representatividade no esporte levou o então governador de São Paulo, Abreu Sodré, a nomear o Conjunto Desportivo com o seu nome no ano de 1968.

Ginásio Geraldo José de Almeida

Projetado entre os meses de abril e julho de 1952, pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, o local é conhecido como Ginásio do Ibirapuera. Foi uma das obras edificadas no Parque do Ibirapuera para comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de São Paulo. Por motivos financeiros, sua conclusão e inauguração só ocorreram em 1957, três anos após a data prevista inicialmente.

O Ginásio se tornou um marco de São Paulo, tanto por suas linhas arquitetônicas, quanto pela sua função, abrigando os mais importantes e variados espetáculos esportivos e culturais para várias gerações de brasileiros e estrangeiros que a ele tiveram acesso. Como obra de arquitetura, foi objeto de premiação no Salão Paulista de Belas Artes, em 1952.

Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro

É conhecido como Poliesportivo e foi inaugurado em 21 de agosto de 1982, com capacidade para 3 mil pessoas. Foi construído por meio de um convênio entre os Governos Federal e Estadual, projetado pela equipe de arquitetos do antigo Fundo de Construção da Universidade de São Paulo (FUNDUSP). Foi o primeiro ginásio a possuir arquibancadas retráteis em São Paulo, hoje não mais existentes na edificação.

Estádio Ícaro de Castro Mello

Também foi projetado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello e teve sua inauguração em 1974. Originalmente o projeto era de um velódromo. Por mudanças no regulamento das competições de ciclismo que alteraram profundamente as dimensões e o formato de sua pista, aliado ao fato de ter sido construído novo velódromo em São Paulo, na cidade universitária da USP, esta instalação esportiva foi transformada em estádio de atletismo, sendo então ampliada sua arquibancada pela equipe de arquitetos do antigo FUNDUSP.
É, sem dúvida o centro de excelência do atletismo em São Paulo, para competições e treinamentos, tendo sediado em várias oportunidades as mais importantes provas do calendário da modalidade, com a participação dos mais destacados atletas de nível internacional. Também já foi palco de grandes shows e de jogos de futebol.

O Governo do Estado de São Paulo firmou um contrato com a Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BMF) que irá executar a recuperação da pista de atletismo e áreas anexas, para saltos e lançamentos, e, em contra partida, terá exclusividade de uso do estádio somente para atletismo, durante o prazo de 5 anos.

Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo

Foi projetado pelo arquiteto Nestor Lindenberg. A inauguração data de 9 de julho de 1968. É composto por uma piscina olímpica para competições de natação e pólo aquático, um tanque de saltos para competições de saltos ornamentais e nado sincronizado, além de quatro piscinas pequenas para aprendizado, aulas de hidroginástica, natação para deficientes e recreação.
Trata-se do único conjunto aquático para competições oficiais, em nossa Capital, que dispõe de arquibancadas para 5.600 pessoas.

Palácio do Judô

É um galpão de alvenaria e estrutura metálica, utilizado por atletas do judô, para treinamentos e competições.