História: O Condephaat tomba conjunto de 123 edificações de ensino no Estado de São Paulo

nd

qui, 08/08/2002 - 19h22 | Do Portal do Governo

O Condephaat,Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado decidiu pelo tombamento do conjunto de 123 edificações que abrigam instituições de ensino no Estado de São Paulo. O tombamento contempla escolas da primeira República, reconhecendo o valor histórico na evolução educacional do estado de São Paulo.

A decisão assegura proteção às escolas qualificadas como patrimônio
cultural. Toda obra de reforma, restauro ou qualquer intervenção a ser realizada nos edifícios deverá ser previamente aprovado pelo Condephaat.

O processo foi aberto no ano de 1986, por iniciativa do próprio Condephaat que, num trabalho conjunto com o Conesp (FDE) iniciou estudos para reconhecimento do patrimônio como conjunto que essas instituições de ensino representam. As edificações são do período da primeira República (1889 e 1920), quando começaram a se instalar prédios escolares público, atendendo a legislação que institui o ensino público no país. Também se pretendia, com o estudo, inventariar esses bens afim de se facilitar projetos para recuperação e preservação.

As escolas representam, ainda, componente histórico de relevância na
compreensão do desenvolvimento das cidades paulistas.

As normas a serem observadas para preservação estão ainda sendo elaboradas, atendendo às especificidades de cada escola.