Hidrovia: Secretário Dario Rais vistoria hoje transporte de contâineres na Tietê-Paraná

Operação é inédita no Brasil e será a primeira de três viagens que estão programadas até março de 2004

sex, 19/12/2003 - 9h34 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, vistoria nesta sexta-feira, dia 19, às 10 horas, no Terminal Hidroviário de Araçatuba, a primeira viagem experimental de transporte de açúcar a granel em contâineres na Hidrovia Tietê-Paraná. A operação é inédita no Brasil e será a primeira de três viagens que estão programadas para acontecer até março de 2004.

A Hidrovia Tietê-Paraná ultrapassou a meta estabelecida para 2003 de transportar 1,7 milhões de toneladas de cargas de médio e longo curso. O crescimento foi da ordem de 13% e deverá alcançar 1,8 milhões de toneladas transportadas. Este crescimento se deve, entre outros fatores, à retomada do transporte hidroviário de milho e trigo; melhoria da conexão intermodal hidro-ferroviária; aumento do transporte de soja e cana, com a implantação de novos terminais de carga; e a retomada de rotas no tramo sul do rio Paraná e destino ao Porto de Santos.

Operação inédita

Os contâineres sairão vazios de Jaú pela ferrovia rumo ao Terminal de Araçatuba, onde serão colocados em caminhões que seguirão até Valparaíso. Lá, os contâineres serão carregados com açúcar a granel na Usina Univalem e voltarão pela rodovia até o Terminal de Araçatuba, a uma distância de 43 km. Já no terminal, os contâineres serão embarcados em um comboio fluvial pertencente à Usina Diamante, seguindo de barcaça até Jaú e daí para o Porto de Santos por ferrovia.

Terminal de Araçatuba

Construído na década de 80 por ocasião da formação do lago da Usina Hidroelétrica de Três Irmãos, o Terminal Hidroviário de Araçatuba fazia parte do programa de fomento, estímulo e desenvolvimento da Hidrovia Tietê-Paraná implementado pelo Governo do Estado de São Paulo. Embora disponha de boas condições de operação e localização privilegiada, o terminal foi, até o momento, utilizado em esporádicas ocasiões, não confirmando seu potencial inicialmente projetado.

O terminal é constituído por um cais de 145 metros de comprimento e plataforma em concreto com 18,6 metros de largura. Possui ampla área de retroporto, possibilitando a futura implantação de infra-estrutura portuária como armazéns, pátios e estacionamentos para caminhões. Possui acesso pavimentado até a SP-463 e daí ampla conexão com a rede rodoviária estadual, representando fácil acesso aos municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.

O transporte do açúcar

O Brasil, com destaque para o Estado de São Paulo, tem uma indústria sucro-alcooleira bastante desenvolvida, ocupando posição de destaque no cenário internacional.

A região lindeira da Hidrovia Tietê-Paraná é uma grande produtora de cana, com várias usinas localizadas próximas às suas margens. A Usina Diamante, pioneira no transporte de cargas pela hidrovia, movimenta atualmente 700 mil toneladas de cana por ano, com uma frota de empurradores e barcaças que ficam ociosos na época de entressafra, mas que pode ser utilizada para o escoamento dos estoques de açúcar das usinas.

Várias outras usinas da região manifestaram interesse e contrataram estudos visando o transporte hidroviário de cana, álcool e açúcar, configurando o setor, portanto, em estratégico e altamente potencial para a Hidrovia Tietê-Paraná.

Serviço:
Data: Sexta-feira, dia 19 de dezembro de 2003
Horário: 10 horas
Local: Terminal Hidroviário de Araçatuba – Acesso pelo km 19 da rodovia Eliezer Monteiro Magalhães (SP-463)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes

(AM)