Hédio Silva Júnior é o novo secretário da Justiça do Estado de São Paulo

Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Hédio irá suceder Alexandre de Moraes, eleito para o Conselho Nacional de Justiça

seg, 16/05/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo


A cerimônia que deu posse nesta segunda-feira, dia 16, ao novo secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Hédio Silva Júnior, no Palácio dos Bandeirantes, foi marcada pela presença de centenas de representantes de entidades de direitos humanos e da comunidade afrodescendente. Também participaram autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.

Para o governador Geraldo Alckmin, a enorme participação popular na cerimônia dá a certeza de que a escolha de Hédio foi acertada. “Este é um forte estímulo. Governo bom não é aquele que é feito de maneira autoritária. Governo bom é feito com participação”, analisou.

Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Hédio tem ampla experiência de trabalho no combate às desigualdades. Ele destacou que o Estado de São Paulo tem alguns dos maiores e mais vigorosos movimentos sociais do Brasil, como o dos portadores de deficiências, dos negros, idosos, quilombolas, homossexuais, entre outros. “Vamos aperfeiçoar a interlocução com toda a sociedade”, disse.

Alckmin enfatizou que Hédio será o secretário do diálogo. “Tenho certeza de que ele fará um grande trabalho na frente desta pasta.” O governador também elogiou Alexandre de Moraes, que deixa o comando da Secretaria para assumir o Conselho Nacional de Justiça. “É uma honra para São Paulo ter o Alexandre eleito pela Câmara dos Deputados para este Conselho. Por ser um ótimo jurista e um grande homem público, ele dará uma enorme contribuição ao País, no sentido de deixar a Justiça mais célere”, observou.

Moraes fez um breve balanço da sua gestão. Segundo ele, as parcerias com o Poder Judiciário e com o Ministério Público foram algumas das grandes marcas. “O fortalecimento dessas parcerias consolidaram a autonomia de cada um dos órgãos. Sem independência não há Judiciário e sem Judiciário não há democracia”, comparou.

Com relação a sua administração, Moraes também citou a construção de 35 fóruns (15 ainda estão em fase de execução); a informatização da Justiça; o atendimento a mais de 1,5 milhão de pessoas nos Centros de Integração da Cidadania (CICs); o pagamento de indenização a ex-presos políticos; a implantação de assentamentos; a entrega de títulos fundiários; e o atendimento a 3,5 milhões de consumidores no Procon. Moraes também ressaltou as qualidades do novo secretário: “O Governo do Estado de São Paulo ganha um importante colaborador e a sociedade um incansável defensor”, apontou.

Febem

Alckmin informou que anunciará em breve no nome do novo presidente da Febem, cargo que era acumulado por Alexandre de Moraes. “Teremos uma pessoa para se dedicar integralmente a isso”, disse o governador, que elogiou a coragem Moraes no comando da insituição. “Ele teve a competência de separar as funções daqueles que são responsáveis pela disciplina e segurança nas unidades daqueles que cuidam da parte pedagógica”, disse. Alckmin garantiu que o novo presidente dará prosseguimento ao plano de reestruturação da Febem, desenvolvido por Alexandre de Moraes. “As novas unidades já estão em licitação”, lembrou.

Rogério Vaquero