Habitação: Seminário discute regularização de núcleos habitacionais do Vale do Paraíba

Evento será nesta quinta-feira, dia 12, na OAB de Taubaté

ter, 10/08/2004 - 9h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação realiza nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 14 horas, o Seminário Regional do Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais de Interesse Social. O evento será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), rua 4 de março, 441, centro, Taubaté, e conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam).

A abertura será feita pelo secretário da Habitação, Mauro Bragato, e o objetivo dos organizadores é envolver autoridades municipais do Vale do Paraíba em um esforço concentrado para agilizar as regularizações de loteamentos e núcleos habitacionais. A iniciativa beneficia moradores de conjuntos não só da CDHU, como também de Cohab’s, prefeituras e associações pró-moradia.

Taubaté é a sexta cidade a debater a questão da regularização, em São Paulo. Anteriormente, o seminário foi realizado em Campinas, São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente, sempre com grande presença de público interessado no tema.

O evento é voltado para prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras, vereadores e os responsáveis pelas áreas urbanísticas, jurídicas e habitacionais das cidades. Será realizado em outras regiões do Estado de São Paulo, a fim de que boa parte da população tome conhecimento do programa.

A meta é normalizar de 400 a 500 núcleos habitacionais por ano. Para o secretário Mauro Bragato a ação é muito importante para dar cidadania plena a quem hoje mora em empreendimento irregular, além de garantir futuramente a escritura definitiva do imóvel a essas pessoas.

O Pró-Lar Regularização foi instituído pelo Governo do Estado para normalizar juridicamente os núcleos habitacionais antigos que foram construídos sem aprovação e que, portanto, não têm registro nos Cartórios de Imóveis. A intenção é garantir a esse nicho populacional a posse de suas propriedades.

Como participar – Inscrições gratuitas, inclui Certificado de Participação. A inscrição deverá ser feita no local do evento.

Data: Quinta-feira, 12 de agosto de 2004
Horário: a partir das 14 horas
Local: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- Rua 4 de março, 441, Centro – Taubaté/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação