Habitação: Secretário participa do 49º Congresso Estadual de Municípios

Emanuel Fernandes fará exposição, nesta quinta-feira (14), sobre a política habitacional do Estado de São Paulo

qua, 13/04/2005 - 14h58 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Emanuel Fernandes, participa nesta quinta-feira, dia 14, às 11h30, do 49º Congresso Estadual de Municípios, que este ano está sendo realizado na cidade de Praia Grande. O tema do evento, organizado pela APM (Associação Paulista de Municípios), é ‘Campo e Cidade Rumo à Modernidade’.

Emanuel falará sobre a situação atual da habitação no Estado de São Paulo no painel ‘Transporte e Habitação’, no auditório do Centro de Convenções de Praia Grande, rua Ayrton Senna da Silva, 30.623. Ele discursa com a autoridade de quem está a frente do maior programa habitacional do País. Atualmente, já foram viabilizadas pela CDHU 85 mil moradias, resultado de um investimento de mais de R$ 2 bilhões. Desse total de unidades, 37.700 foram entregues, entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2005, e 48.000 estão em construção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a companhia está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos. Também participa do mesmo painel o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes.

Este ano, o Congresso de Municípios dará maior atenção à área social. Haverá uma programação para as mais de 600 primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais do Estado, com palestras de orientação sobre as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social e meios para viabilizar a geração de renda para a área. Essa programação especial será encerrada, na sexta-feira, por Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo,

O congresso foi aberto anteontem (11), pelo vice-governador Cláudio Lembo. Até o final do encontro haverá reuniões, painéis e várias atividades todos os dias. Serão debatidos temas como parceria com o poder público, política agrícola, crianças, adolescentes, terceira idade, portadores de necessidades especiais, entre outros assuntos. O encerramento do Congresso de Municípios será feito pelo governador Geraldo Alckmin, no próximo sábado, dia 16, às 10h30.

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU
Sílvio de Albuquerque, da Superintendência de Comunicação Social

(LRK)