Habitação: Secretário entrega 160 apartamentos da CDHU em São Paulo no sábado, dia 19

Os apartamentos terão medição individual de água

ter, 15/11/2005 - 11h03 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação, Emanuel Fernandes, entrega no sábado, dia 19 de novembro, 160 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em São Paulo, no Itaim Paulista, na Zona Leste.

O evento será às 10h, no próprio Conjunto Habitacional Itaim Paulista A7, localizado na rua Manoel Rodrigues Santiago, n° 201, altura do n° 2.663 da rua Tibúrcio de Souza, próximo à garagem de ônibus da Viação Itaim.

Os apartamentos possuem 45,46 m2 de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O investimento na construção dessas moradias foi da ordem de R$ 4,5 milhões, viabilizadas pelo programa Pró-Lar Mutirão Associativo. O Mutirão Associativo é realizado pela CDHU em parceria com associações comunitárias.

Nesta parceria, as associações indicam as famílias, contratam assessoria técnica, mão-de-obra especializada e administram as obras. Elas também podem adquirir o terreno e doá-lo à CDHU, desde que previamente aprovado pela companhia.

A CDHU, por sua vez, executa a infra-estrutura, fornece ou aprova o projeto, repassa os recursos para a compra de material de construção e supervisiona as obras, que são realizadas pelos futuros moradores em regime de mutirão. O programa é destinado às famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel.

O Conjunto Habitacional Itaim Paulista A7 tem oito prédios, com cinco andares cada, distribuídos em um condomínio fechado com alambrado. No total, são 8.176 m² de área construída. O empreendimento tem paisagismo, urbanismo e estacionamento pavimentado com 86 vagas – além de toda a infra-estrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica e telefonia.

Hidrômetro Individual – Os apartamentos também possuem um diferencial tecnológico, que é o hidrômetro individual. O consumo de água não será rateado no condomínio e beneficiará diretamente os mutuários que economizarem. A expectativa do Comitê de Qualidade da CDHU é de que os moradores reduzam em até 30% os gastos com a água nos imóveis.

Investimentos Locais

Na Capital, de 1995 até hoje, a CDHU entregou 50.532 moradias. Na região Metropolitana de São Paulo, no mesmo período, foram entregues 79.123 casas e apartamentos. Só de 2003 até hoje já foram viabilizadas 45.182 unidades, resultado de um investimento de R$ 1,4 milhão. Destas, 23.876 foram entregues e 21.306 estão em construção.

Superintendência de Comunicação Social da Secretaria da Habitação
C.A.