Habitação: Secretário entrega 146 casas da CDHU em Mogi Guaçu

Novas unidades pertencem aos Conjuntos Vista Alegre e Formosa

sex, 30/05/2003 - 20h20 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri, entrega neste sábado, dia 31, às 10h30, 146 casas em Mogi Guaçu, na região de Campinas. O evento, que contará com a presença do prefeito Hélio Bueno, será realizado no Conjunto Vista Alegre (Estrada Municipal Vereador Lourenço Gerbi, no Km 1, no Jardim Ipê).

As novas unidades, resultado de um investimento de R$ 1.109.929,86, foram construídas por meio Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto). Esse programa é realizado pela CDHU em parceria com os municípios. Nesta parceria, a CDHU se responsabiliza pelo projeto, pelo repasse de recursos para o financiamento das cestas de material de construção e supervisiona as obras, que são executadas pelos futuros moradores, em regime de autoconstrução. Já as prefeituras doam a área e executam a infra-estrutura.

Das 146 novas moradias, 70 pertencem ao Conjunto Habitacional Vista Alegre e as 76 restantes ao Conjunto Formosa, que fica na rodovia SP 342. Todas são casas térreas, com 39,56m2 de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.

Outros investimentos

Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução (Habiteto), que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Atuação em Cortiços, Ação em Favelas, Área de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Pró-Lar Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 a 2002, 165.608 unidades habitacionais.

Atualmente, estão em construção cerca de 66 mil novas moradias, em 343 municípios, resultado de um investimento de mais de R$ 1,3 bilhão. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de 75 mil empregos. A meta é atender, até o fim de 2006, 200 mil famílias com novas moradias e melhorias habitacionais e urbanas.