Habitação: Secretaria sorteia 70 casas da CDHU para o município de Joanópolis

Estão inscritas 1.107 famílias para o sorteio que será realizado amanhã, dia 15

qua, 14/01/2004 - 14h36 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto de Estado da Habitação, Mauro Bragato, representando o secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri, sorteia nesta quinta-feira, dia 15, 70 casas da CDHU no município de Joanópolis, na região de Campinas. O evento será às 17 horas no Centro Esportivo Municipal Ayrton Senna, na rua Antônio Ferreira de Almeida, n° 870, no Centro.

Para o sorteio, estão inscritas 1.107 famílias, das quais 90,7% (1.004) possuem rendimentos entre um e três salários mínimos. Elas concorrerão a 58 casas com 43,03 m², quatro casas com 39,56 m² e oito sobrados com 48,43 m² de área construída. Todos os imóveis possuem dois dormitórios (com possibilidade de ampliação para três e quatro), sala, cozinha e banheiro.

As moradias estão sendo construídas na rua São Vicente de Paula, no bairro dos Pintos. Das 70 moradias, 7% (5 unidades) serão destinadas a portadores de deficiência, 5% (4) a idosos, 4% (3) para policiais e uma unidade ao programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Todos os inscritos devem retirar as senhas na quinta-feira, dia do evento, a partir das 9h30, no mesmo local do sorteio.

As 70 casas, orçadas em R$ 1,8 milhão, estão em fase final de conclusão. Elas estão sendo viabilizadas pelo Programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada (Empreitada Global), desenvolvido pela CDHU em parceria com os municípios. Nesta parceria, cabe à prefeitura a doação do terreno e a execução da infra-estrutura. A CDHU, por sua vez, contrata uma empresa, por meio de concorrência pública, para a construção das moradias e comercializa as residências. O programa é destinado às famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional.

Esta não é a única iniciativa da Companhia no município. De 1995 a 2002, a CDHU entregou 150 moradias em Joanópolis.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Núcleo Habitacional por Empreitada, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Autoconstrução (Habiteto), Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 a 2002, 165.608 unidades habitacionais.

Atualmente, já foram viabilizadas 78.031 novas moradias, em mais de 400 municípios, resultado de um investimento de R$ 1,7 bilhão. Destas, 22.454 unidades foram entregues no ano passado, e 55.577 estão em produção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de 75 mil empregos.