Habitação: Secretaria sorteia 22 novas moradias da CDHU em Lavínia

Sorteio será nesta sexta-feira, dia 12

sex, 12/09/2003 - 8h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação sorteia nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, 22 casas da CDHU para os moradores do município de Lavínia, na região de Araçatuba. O evento será às 19 horas, no Centro de Lazer José Egydio de Almeida, localizado na avenida Arlindo Luiz, 259.

Estão inscritas para o sorteio 179 famílias, das quais 96,65% (173) possuem renda mensal entre um e três salários mínimos. Das 22 moradias, 7% (2 unidades) serão destinadas a portadores de deficiência e 4% (1) a policiais.

Todos os inscritos deverão retirar as senhas no mesmo dia e local do sorteio, das 16 às 18 horas. As moradias sorteadas serão casas com 43,18m² de área, com dois quartos (podendo ser ampliada para quatro), sala, cozinha e banheiro.

As casas, orçadas em R$ 190,4 mil, serão viabilizadas pelo programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto) realizado pela CDHU em parceria com o município.

Nesta parceria, a Companhia se responsabiliza pelo projeto, pelo repasse de recursos para o financiamento das cestas de material de construção e supervisiona as obras, que são executadas pelos futuros moradores, em regime de autoconstrução. Já as prefeituras doam a área e executam a infra-estrutura.

Outros investimentos

Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução (Habiteto), que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Núcleo Habitacional por Empreitada, Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 a 2002, 165.608 unidades habitacionais.

Atualmente estão em produção 73.810 novas moradias, em mais de 400 municípios, resultado de um investimento de R$ 1,5 bilhão. Destas, 11.782 foram entregues entre janeiro e agosto deste ano e 62.028 estão em construção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 75 mil empregos.

A meta do governo do Estado é beneficiar 200 mil famílias até o fim de 2006. Deste total, cerca de 165 mil serão contempladas com novas moradias e as demais com melhorias habitacionais e urbanas, como reforma ou ampliação de imóveis existentes, execução de infra-estrutura em bairros degradados, entre outras.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação

(AM)