Habitação: Secretaria beneficia 300 famílias de Guaíra com casas próprias

Meta é beneficiar 200 mil famílias

sáb, 06/09/2003 - 16h28 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto Mauro Bragato, representando o secretário de Estado da Habitação e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri, entregaram, nesta sexta-feira, dia 5, 301 casas em Guaíra, região de Barretos.

As novas moradias pertencem ao empreendimento Guaíra H3/H4. São casas com 39,56 m² de área construída: dois dormitórios (podendo ser ampliados para quatro) sala, cozinha e banheiro. Foram viabilizadas pelo programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada (Empreitada Global), com recursos da ordem de R$ 3,4 milhões.

O Pró-Lar é realizado em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. A CDHU contrata uma empresa, por meio de concorrência pública, para a construção e comercialização das residências.

O programa destina-se às famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos e não sejam proprietárias de imóvel e nem tenham feito financiamento habitacional.

Meta é beneficiar 200 mil famílias

Além do Núcleo Habitacional por Empreitada, a companhia tem outros programas em andamento, em todo o Estado, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Autoconstrução (Habiteto), Mutirão Associativo, Atuação em Cortiços, Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas e Crédito Habitacional. Por meio deles, a CDHU entregou 165.608 unidades de 1995 até o ano passado.

Entre janeiro e agosto foram entregues 11.782 moradias. Outras 62.028 residências estão em construção, totalizando 73.810 casas em mais de 400 municípios, resultado de um investimento de R$ 1,5 bilhão. Além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de 75 mil empregos.

A meta do governo do Estado é beneficiar 200 mil famílias até o final de 2006. Desse total, cerca de 165 mil serão contempladas com casas novas e as demais com melhorias habitacionais e urbanas, como reforma ou ampliação de imóveis existentes e execução de infra-estrutura em bairros degradados.