Habitação: Prédios inteligentes da CDHU ganham prêmio

Selo de Mérito 2004 é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Companhias de Habitação

ter, 17/05/2005 - 18h50 | Do Portal do Governo

A Associação Brasileira de Companhias de Habitação Popular e Órgãos Assemelhados (ABC) concedeu o prêmio Selo de Mérito 2004 à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) por conta da construção de 524 apartamentos com tecnologias de ponta, num conjunto habitacional da Mooca, em São Paulo.

O prêmio foi concedido no último dia 10 porque os ‘prédios inteligentes’ da CDHU foram construídos com sistemas de medição individual (por apartamento) dos consumos de água, gás e energia elétrica. As medições, que serão realizadas on line e à distância (por meio de conectores eletrônicos), possibilitam economia de 30% nos gastos dos condôminos com água e 8% com energia elétrica.

Além disso, os edifícios contam com um sistema de comunicações inédito no País, o chamado PLC (sigla de Power Line Comunication).

Pelo PLC, os mutuários da CDHU terão acesso à Internet, rede de telefonia e de TV a Cabo a partir de qualquer tomada do apartamento. O sistema vai baratear o custo de acesso a provedores e possibilitará a inclusão digital dos mutuários, boa parte deles com renda familiar mensal entre 1 e 3 salários mínimos.

As duas tecnologias expostas acima foram desenvolvidas pelo Programa de Qualidade em Habitação (Qualihab) da CDHU em parceria com técnicos da Eletropaulo.

O ‘Selo de Mérito’, que é concedido anualmente, é uma honraria instituída pela ABC com o objetivo de estimular e divulgar ações relacionadas à produção de habitação popular, à pesquisa, ao desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de produção. O prêmio visa reconhecer pessoas ou entidades que contribuem para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do ambiente construído para a população de baixa renda, em especial, atendida pelas Cohabs e órgãos assemelhados.

Menos custos

O Selo foi concedido à CDHU não apenas por conta das possibilidade de inclusão digital e barateamento nos preços das contas dos mutuários. Um dos pontos mais importantes dos prédios inteligentes é a redução de 35% nos custos de implantação dos sistemas elétricos. Afinal, como no PLC os sinais digitais trafegam pelas tomadas simples, há menor necessidade de uso de cabos.