Habitação: Prédios inteligentes da CDHU ganham prêmio

Selo de Mérito 2004 é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Companhias de Habitação

ter, 17/05/2005 - 16h09 | Do Portal do Governo

A Associação Brasileira de Companhias de Habitação Popular e Órgãos Assemelhados (ABC) concedeu o prêmio Selo de Mérito 2004 à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) por conta da construção de 524 apartamentos com tecnologias de ponta, num conjunto habitacional da Mooca, em São Paulo.

O prêmio foi concedido no último dia 10 porque os ‘prédios inteligentes’ da CDHU foram construídos com sistemas de medição individual (por apartamento) dos consumos de água, gás e energia elétrica. As medições, que serão realizadas on line e à distância (por meio de conectores eletrônicos), possibilitam economia de 30% nos gastos dos condôminos com água e 8% com energia elétrica.

Além disso, os edifícios contam com um sistema de comunicações inédito no País, o chamado PLC (sigla de Power Line Comunication).

Pelo PLC, os mutuários da CDHU terão acesso à Internet, rede de telefonia e de TV a Cabo a partir de qualquer tomada do apartamento. O sistema vai baratear o custo de acesso a provedores e possibilitar a inclusão digital dos mutuários – boa parte deles com renda familiar mensal entre 1 e 3 salários mínimos.

As duas tecnologias expostas acima foram desenvolvidas pelo Programa de Qualidade em Habitação (Qualihab) da CDHU em parceria com técnicos da Eletropaulo.

O ‘Selo de Mérito’, que é concedido anualmente, é uma honraria instituída pela ABC com o objetivo de estimular e divulgar ações relacionadas à produção de habitação popular, à pesquisa, ao desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de produção. O prêmio visa reconhecer pessoas ou entidades que contribuem para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do ambiente construído para a
população de baixa renda – em especial, atendida pelas Cohabs e órgãos
assemelhados.

Menos custos

O Selo foi concedido à CDHU não apenas por conta das possibilidade de inclusão digital e barateamento nos preços das contas dos mutuários. Um dos pontos mais importantes dos prédios inteligentes é a redução de 35% nos custos de implantação dos sistemas elétricos. Afinal, como no PLC os sinais digitais trafegam pelas tomadas simples, há
menor necessidade de uso de cabos.

Assessoria de imprensa da CDHU
C.A.