Habitação: Idosos recebem apartamentos no Condomínio República da Melhor Idade

Entrega será nesta quarta-feira, dia 22; pioneiro no Brasil, o projeto é destinado a integrar o idoso à família e à sociedade

qua, 22/12/2004 - 8h13 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado entrega nesta quarta-feira, dia 22, às 10h, no Cambuci, os 66 apartamentos do Condomínio República da Melhor Idade, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A entrega acontecerá no próprio conjunto, situado na rua Justo Azambuja, n° 181/183, no bairro do Cambuci, região central de São Paulo.

O Condomínio República da Melhor Idade foi viabilizado pelas Secretarias de Estado da Habitação e de Assistência e Desenvolvimento Social e pela CDHU. O valor total de investimento no conjunto é de R$ 3,5 milhões. A proposta não se resume apenas a oferecer moradia digna e funcional a idosos de baixa renda, mas também a promover a integração deles entre si e entre seus familiares.

Para atingir esses objetivos, a primeira medida foi adaptar os imóveis com barras, alargamento do vão da porta do banheiro, piso antiderrapante, interruptor paralelo no quarto e interfone, garantindo assim,maior funcionalidade e segurança aos moradores. Dois apartamentos foram especialmente adaptados para pessoas que necessitam de cadeira de rodas.

Todos os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com área média de 48 m² e estão distribuídos em onze pavimentos atendidos por dois elevadores. No térreo estão disponibilizadas salas de múltiplo uso para atividades coletivas, jardins, praça com bancos e vagas de garagem.

Outra medida implementada para viabilizar a proposta inédita do condomínio foi a contratação da Sociedade Pró-Moradia São Vicente de Paulo, que ficará responsável pela gestão social e condominial do prédio, prestando assistência em atividades recreativas e acompanhamento psicológico aos moradores. Dos 66 apartamentos construídos, 64 foram sorteados e2 reservados para a instituição gestora.

O quadro funcional será composto por dois assistentes sociais, dois terapeutas ocupacionais e dois auxiliares administrativos. Eles serão responsáveis pela organização de oficinas culturais e de lazer com os idosos e seus familiares, nas áreas comuns do edifícios, além de promover passeios e festas.

A escolha dos beneficiários foi feita por sorteio público no último dia 27 de novembro, do qual participaram nove entidades sociais que se enquadraram nos pré-requisitos exigidos no edital como, por exemplo, atuar no segmento de atendimento a idosos ou promoção de moradias populares e ter sede nos distritos Bom Retiro, Santa Cecília, República, Consolação, Sé, Bela Vista, Liberdade, Cambuci, Pari ou Brás, uma vez que o empreendimento está situado na região central.

Foram selecionadas para o sorteio 271 famílias, das quais 95% são compostas por famílias em que o idoso possui renda entre 1 e 2 salários mínimos. De acordo com o edital de convocação, era preciso ter 60 anos ou mais, apresentar família constituída (o idoso não pode morar sozinho), não ser proprietário de imóvel ou ter financiamento residencial no País, etc. Os contemplados pagarão uma taxa mensal de ocupação no valor de R$ 39,00. No caso de falecimento do titular, o imóvel será repassado ao sorteado suplente.

Programa Especial para os Idosos – Além da República da Melhor Idade, a CDHU também atende aos idosos em outros programas habitacionais. A companhia destina 5% das suas moradias construídas a essa parcela da população. O Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) foi instituído em 1999 e, desde então, reservou 1.896 unidades aos cidadãos da terceira idade.

Dessas unidades, 1.223 já foram entregues e, ao contrário da população em geral atendida pela CDHU, o beneficiado pelo programa não precisa ter família constituída. Basta ter 60 anos ou mais e renda entre ume cinco salários mínimos. Por entender que a presença de familiares é muito importante para os idosos que geralmente necessitam de apoio e assistência, a CDHU permite que, se o beneficiado for viúvo(a), até quatro familiares morem na mesma casa. No caso de casais de idosos, outros três familiares podem residir no imóvel.

Como a idade dos idosos é incompatível com as regras do Sistema Financeiro de Habitação, a CDHU não comercializa as unidades, cobrando apenas uma pequena taxa de concessão onerosa pelo uso da unidade. As taxas correspondem a 15% e 20% do salário da pessoa idosa, de acordo com a faixa de renda. Sobre este valor o idoso tem ainda um desconto de 20%.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU
Por Renato Basile

(LRK)