Habitação: Governo sorteia casas da CDHU em Presidente Bernardes

Estão inscritas 531 famílias para o sorteio que será realizado amanhã, dia 10

qui, 09/10/2003 - 14h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação sorteia nesta sexta-feira, dia 10, às 15 horas, 63 casas da CDHU no município de Presidente Bernardes, na região de Presidente Prudente. O evento será na Praça da Bandeira, localizada na rua Coronel Manoel Roberto Barbosa, no Centro da cidade.

Todos os inscritos devem retirar as senhas amanhã de manhã (9h30 às 11h30), no Núcleo Cultural (antiga Fepasa). Os inscritos devem comparecer ao local do sorteio, na Praça da Bandeira, às 13 horas munidos de documento de identidade (RG) e senha.

Para o sorteio, estão inscritas 531 famílias, das quais 90% (478) possuem rendimentos entre um e três salários mínimos. Elas concorrerão a casas com 43,18 m² de área construída, com dois dormitórios (podendo ser ampliada para quatro), sala, cozinha e banheiro. As moradias serão construídas na rua das Parábolas, no bairro da Bíblia. Das 63 moradias, 7% (cinco unidades) serão destinadas a portadores de deficiência e 4% (três) a policiais.

As casas, orçadas em R$ 545,2 mil, serão viabilizadas pelo Programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto). Este programa é realizado pela CDHU em parceria com os municípios. Nesta parceria, cabe à prefeitura a doação do terreno, com toda a infra-estrutura, a compra das cestas de material de construção e a administração das obras, que são executadas pelos futuros moradores, em regime de autoconstrução. A CDHU, por sua vez, fornece o projeto, repassa os recursos às prefeituras para a compra do material e supervisiona as obras.

Ele é destinado às famílias que ganham entre um e dez salários mínimos por mês. Além da renda, para participar do programa é necessário que as famílias residam ou trabalhem no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel nem de financiamento habitacional.

Esta não é a única iniciativa da CDHU no município. De 1995 a 2002, a CDHU entregou 296 moradias em Presidente Bernardes. Atualmente, existem 156 unidades em produção no município, resultado de um investimento de R$ 1,3 milhão.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação