Habitação: Governo sorteia 1.860 apartamentos da CDHU em Mogi das Cruzes

Evento será realizado neste sábado, dia 10, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira

sex, 09/05/2003 - 9h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação sorteia neste sábado, dia 10 de maio, às 11 horas, 1.860 apartamentos dos conjuntos habitacionais Mogi das Cruzes H, I, J, K, M1 e M2, localizados no bairro César de Souza.

O evento será realizado no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, localizado na Rua Profa Ana Maria Bernardes, s/nº, na Vila Industrial. Estão inscritas para o sorteio 13.613 famílias. Elas concorrerão a apartamentos com 44,73 metros quadrados de área útil com dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro.

Dos 1.860 apartamentos, 7% (131) serão destinados a portadores de deficiência, 5% (93) a idosos e 4% (75) a policiais. Outros 27 imóveis não serão sorteados porque foram reservados a um outro programa realizado pela CDHU, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. O restante (1.534) será sorteado entre a população em geral.

Para participar dos sorteios, os interessados devem ter renda familiar mensal entre 1 e 10 salários mínimos, residir ou trabalhar no município há pelo menos 3 anos e não ser proprietário de imóvel. Vale lembrar que, no sorteio das unidades destinadas para a população em geral, 80% dos imóveis (1.227 apartamentos) ficarão com famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos.

Os imóveis estão sendo construídos pelo programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada, realizado em parceria com o município ou iniciativa privada. Na parceria com a iniciativa privada, como é o caso de Mogi das Cruzes, a CDHU contrata uma empresa para comprar o terreno, construir as moradias e executar a infra-estrutura completa. Em ambas as parcerias, as construtoras são contratadas por meio de concorrência pública.

As obras de construção dessas novas unidades estão orçadas em R$ 49.206.711,00 e, além de contribuir para a redução do déficit habitacional do município, estão gerando cerca de 3.149 empregos diretos e indiretos. A previsão de entrega dos apartamentos dos empreendimentos Mogi H, I, J e K é para julho deste ano e dos empreendimentos Mogi M1 e M2 para dezembro, também deste ano. Em Mogi das Cruzes, a CDHU já construiu e entregou 1.895 unidades habitacionais.

Outros investimentos

Em todo o Estado, pelo programa Pró-Lar nas suas várias modalidades, a CDHU vem atendendo a população mais carente, oferecendo moradias de baixo custo e propiciando melhores condições de vida.

Atualmente, estão em construção 61 mil novas moradias, em 343 municípios, das quais cerca de 6 mil serão entregues só no mês de maio, resultado de um investimento de mais de R$ 1,2 bilhão. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 72 mil empregos. A meta da Companhia é atender, até o final de 2006, 200 mil famílias com novas moradias e melhorias habitacionais e urbanas em municípios.

(AM)