Habitação: Governo do Estado sorteia e entrega 647 moradias no Interior

No Dia do Índio, 19 de abril, a CDHU fará também o lançamento do Programa de Moradia Indígena em Braúna

qui, 18/04/2002 - 13h46 | Do Portal do Governo

No Dia do Índio, 19 de abril, a CDHU também lança
o Programa de Moradia Indígena em Braúna

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), sorteia e entrega, nesta quinta-feira, dia 18, e na sexta-feira dia 19, mais 647 unidades do programa “Sonho Meu” de moradias populares. Os eventos contarão com a participação do presidente da CDHU, Luiz Antonio Pacheco.

Do total, 192 unidades serão entregues nos seguintes municípios: Ibirá (18 unidades), Jales (70) e Barbosa (104). Outras 455 vão ser sorteadas nas cidades de: Valentim Gentil (68 unidades), Pereira Barreto (150), Sud Menucci (104), Lavínia (62) e Rubiácea (71). Além disso, no Dia Nacional do Índio, 19 de abril, a CDHU fará também o lançamento do Programa de Moradia Indígena em Braúna, onde deverão ser construídas 22 unidades habitacionais adaptadas para a aldeia Icatu, da comunidade Guarani.

O Programa Indígena visa oferecer melhores condições às comunidades indígenas do Estado de São Paulo, respeitando suas origens e seus costumes. Está sendo desenvolvido ou em fase de programação em outras cidades, como Avaí, Arco-Íris, São Paulo e São Sebastião.

As moradias que estão sendo sorteadas e entregues, com exceção de Valentim Gentil e Barbosa, fazem parte do programa Habiteto, parceria em que as prefeituras doam o terreno, executam a infra-estrutura e a CDHU supervisiona as obras, além de repassar uma cesta de material para a construção das casas. São moradias com cerca de 40m² de área, dois quartos, sala, cozinha e banheiro, e possibilidade de ampliação para mais dois dormitórios.

O programa beneficiou, de janeiro de 1995 até o momento, 14.478 famílias no Estado. Mais de 13 mil unidades habitacionais seguem em construção.

Em Valentim Gentil e Barbosa o programa adotado é a Empreitada Global, no qual os empreendimentos são viabilizados através de concorrência pública e também em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Quando o projeto é realizado na Região Metropolitana, a CDHU geralmente assume essas incumbências. Por ele foram entregues, de janeiro de 95 até agora, 78.839 moradias e outras 17.516 estão em execução.

Em todo o Estado, a CDHU tem outros programas em andamento além do Habiteto e Empreitada Global, como Empreitada Integral, Mutirão e Atuação em Cortiços, tendo comercializado a marca histórica de 147.641 unidades habitacionais de 1995 até hoje.

Para participar dos sorteios as famílias tiveram que se inscrever e comprovar renda mensal entre um e dez salários mínimos, ter família constituída, residir ou trabalhar no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel no Estado de São Paulo nem financiamento habitacional no País.

O programa habitacional do Governo do Estado destina ainda 7% das moradias construídas pela CDHU para famílias com algum membro portador de deficiência, outros 5% são destinados para o Programa de Atendimento ao Idoso, para pessoas com, no mínimo 60 de idade, e mais 4% para policiais militares, civis e científicos.

Da Assessoria de Imprensa da CDHU