Habitação: Governo do Estado adquire primeiro terreno para o Programa de Cortiços em Santos

Compra será formalizada nesta sexta-feira, dia 8 de março

sex, 08/03/2002 - 9h45 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Habitação, assina nesta sexta-feira, dia 8, às 11 horas, a escritura de compra do primeiro terreno a ser destinado ao Programa de Atuação em Cortiços (PAC) em Santos. O documento será assinado pelo secretário da Habitação, Francisco Prado, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Luiz Antonio Pacheco.

O terreno adquirido fica na rua João Pessoa, entre os números 400 e 410, bairro Paquetá, tem 1.287,45 metros quadrados e custou R$ 270 mil. Existe hoje no local um imóvel em ruínas, que, no segundo semestre de 2003, dará lugar a um prédio de cinco andares e 65 apartamentos de um e dois dormitórios. As unidades serão destinadas a famílias que moram em cortiços na região.

De acordo com dados da Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, atualmente 4,2% da população santista vive em cortiços, o que representa cerca de 19 mil pessoas. Os trabalhos do PAC na cidade devem atender, a curto prazo, 500 famílias. A operação compreenderá construções novas, sempre levando em conta as recomendações técnicas do órgão de preservação do patrimônio histórico municipal.

O Programa conta com recursos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo principal é transformar as condições de moradia da população encortiçada, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a recuperação de áreas degradadas das regiões centrais.

Data: Sexta-feira, dia 8 de março de 2002
Horário: 11 horas
Local: Escritório Regional da CDHU em Santos – Rua Tolentino Filgueiras, 159, Gonzaga – Santos-SP.