Habitação: Governo do Estado abre inscrição para sorteio de 62 moradias no Interior

Municípios de Nova Campina e Taquarivaí serão beneficiados desta vez

seg, 24/09/2001 - 17h03 | Do Portal do Governo

Nova Campina e Taquarivaí (região de Itapeva) são mais dois municípios atendidos pelo programa habitacional do Governo do Estado. A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) abre, nesta semana, inscrições para o sorteio de 62 moradias nas duas cidades, sendo 30 casas para Nova Campina e 32 apartamentos em Taquarivaí. Do total de moradias, 5% serão destinados a idosos e outros 7% a famílias com membros portadores de deficiência, atendendo a dois programas especiais criados nesta administração.

As moradias estão sendo viabilizadas pelo programa Empreitada Global, em que os empreendimentos são construídos através de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Por este programa foram entregues, de janeiro de 1995 até agora, 75.789 moradias e mais 17.583 estão em andamento. Somados todos os programas, a CDHU tem mais de 140 mil unidades comercializadas no mesmo período.

Nova Campina – Em Nova Campina as inscrições começam hoje (24/09) e vão até 28 (sexta-feira), das 9 às 17h30, na sede da Prefeitura, avenida Luiz Pastori, 240, Centro. Os inscritos vão concorrer a 30 casas com 39,57m² de área, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e possibilidade de ampliação para até quatro dormitórios. O conjunto fica na estrada Municipal, s/nº.

Aqui haverá a reserva de duas casas para o Programa de Atendimento ao Idoso e outras duas unidades para famílias com portadores de deficiência. Neste último caso será necessária a apresentação de um laudo médico que comprove a deficiência.

Taquarivaí – As inscrições para os 32 apartamentos de Taquarivaí começam na terça-feira (25/09) encerrando-se na sexta (29/09). Funcionários da Prefeitura da cidade e da CDHU estarão recebendo os interessados na sede da Prefeitura, rua Benedito Paulino Nogueira, número 1, das 9 às 17h30.

São apartamentos com 45,46m² de área, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, localizados na rua Manoel Marques das Neves, Panorama. Aqui também serão reservadas duas unidades para deficientes e outras duas para idosos.

O Programa do Idoso atende pessoas com, no mínimo, 60 anos de idade, renda mensal entre um e cinco salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos, e não possuam imóvel no Estado nem financiamento habitacional no País. É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de renda e endereço. Diferentemente das outras unidades habitacionais, no caso dos idosos as moradias não serão financiadas, mas cobrada uma taxa de ocupação que não excederá 20% da renda mensal.

Para o restante da população as condições são as mesmas exceto idade mínima e renda, que deve ficar entre um e dez salários mínimos. Somente o marido ou a esposa pode fazer a inscrição.

Antes da entrega, os imóveis serão sorteados em local público e na presença dos inscritos, em data previamente divulgada. O sorteio para a distribuição de moradias é adotado desde o início de 1995: é transparente, democrático e impede qualquer tipo de favorecimento político.