Habitação: Estado sorteia 301 moradias populares em Guaíra

Três mil famílias estão inscritas para o sorteio, que será neste sábado, dia 7

qui, 05/06/2003 - 12h33 | Do Portal do Governo

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU


Neste sábado, dia 7, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteará 301 casas para moradores do município de Guaíra, na região de Barretos. O sorteio será realizado pelo diretor de Ação Regional da CDHU, Paulo Maschietto Filho, representando o secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Barjas Negri. O evento será às 10 horas, no Ginásio de Esportes, localizado na Rua José Figueiredo, no centro da cidade.

Estão inscritas 3 mil famílias para o sorteio, das quais 89% possuem rendimentos entre 1 a 3 salários-mínimos. Das 301 moradias, 7% serão destinadas a portadores de deficiência, 5% aos idosos e 4% a policiais.

Todos os inscritos deverão retirar as senhas na sexta-feira, dia 6, a partir das 9 horas, no mesmo local do evento. Eles concorrerão a casas com 39,56 metros quadrados de área, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

As novas moradias são no bairro Anicleto Carlos Nogueira. As obras foram iniciadas em agosto de 2002 e estão em fase final de conclusão. Com investimento de R$ 3.246.980,30 elas foram viabilizadas pelo Programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada, realizado pela CDHU em parceria com o município,.

Nesse tipo de parceria, a prefeitura doa o terreno, com toda a infra-estrutura, cabendo à companhia contratar uma empresa, por meio de concorrência pública, para a construção das moradias, e comercializar os imóveis.

Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Núcleo Habitacional por Empreitada, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Autoconstrução (Habiteto), Rural e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 a 2002, 165.608 unidades habitacionais.

Atualmente estão em construção 67 mil novas moradias, em mais de 400 municípios, resultado de um investimento de R$ 1,4 bilhão. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 75 mil empregos. A meta é atender, até o final de 2006, 200 mil famílias com novas moradias e melhorias habitacionais e urbanas.